DECORAÇÃO,  Decorar,  Ideias mil

O poder da abstração em 5 exemplos

Um dos fatores que me motivaram a construir a Casa Baunilha foi a criação de uma espécie de arquivo de tudo que eu encontrasse de interessante sobre decoração, e que de alguma forma servisse de referência para decorar minha própria casa.

E por “tudo” entende-se… tudo mesmo. Decoração brasileira, internacional, requintada, cara, reciclada, barata. E em meio a este balaio de opções é preciso saber abstrair o visual e traduzir para o nosso linguajar, para a nossa vida, para o nosso bolso. É preciso aprender a olhar, treinar o faro e aperfeiçoar os sentidos.

Separei algumas imagens para exemplificar como funciona. Você sempre identificará o que elas mostram de imediato, mas ainda poderá enxergar um pouco além.

 

IDEIAS1

1. O que mostra: Mesa com arranjos florais. O que eu vejo: Posso fazer esta disposição de vasos como centro de mesa. Eu não tenho uma coleção de vasos de cerâmica pintados à mão, mas vou fazer com vidros reutilizados. Também posso dispor os arranjos dessa forma para uma recepção, deixando a fileira do arranjo no meio dos pratos.

 

IDEIAS2

2. O que mostra: Ambiente cinza, vazio e frio, sem cor e sem objetos. O que eu vejo: O concreto é um ótimo material para fazer acabamentos, principalmente o cimento queimado, com uma superfície mais homogênea e lisa. Posso usar como acabamento em escadas, paredes, pisos, bancadas de banheiro…

 

IDEIAS3

3. O que mostra: Uma sala que mais parece uma instalação, pela proporção. Peças diferenciadas e caras. O que eu vejo: Poderia colocar umas 3 prateleiras na minha sala e recheá-las de plantas, para incorporar mais vida ao espaço. Este abajur enorme, nem pensar! Mas vejo que poderia investir em uma iluminação indireta na minha sala com um abajur de mesa.

 

4. O que mostra: Um quarto bastante confortável, espaçoso e com área para escrivaninha e folhagens. O que eu vejo: A combinação entre azul e marrom é muito bacana, parece que deixa tudo mais sofisticado. Eu poderia ter um sofá marrom e uma cortina azul na minha sala, por exemplo. E os quadros dão a impressão de que o quarto é dos cães mesmo hahaha.

 

IDEIAS5

5. O que mostra: Banheiro amplo com banheira e armários novinhos. O que eu vejo: A combinação da cor natural da madeira com o branco funciona muito bem. Posso restaurar um móvel em madeira que já tenho pintando parte dele de branco e deixando o restante em sua cor natural.

 

Não é difícil extrair boas ideias seja lá de onde for. Não se intimide diante de um espaço muito aquém da sua condição financeira e nem menospreze decorações singelas. A inspiração pode vir a qualquer momento.

 

Fotos: Reprodução | Texto: Juciéli Botton para Casa Baunilha

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *