DECORAÇÃO,  DIY

DIY: Pacotes de presente artesanais

Eu adoro criar pacotes de presente diferentes e únicos. E agora, no fim de ano, fiquei pensando em como criar um pacote amigo da natureza, que fizesse a gente abandonar os plásticos muitas vezes descartados imediatamente – às vezes não tem como reaproveitar o pacote, não é mesmo? ou não é todo mundo que tem essa consciência de reutilizar. E que, além de sustentável, que ficasse fabuloso, com cara de artesanal.

 

pacote-presente-casa-baunilha5

 

Tudo neste pacote que criei pode ser reutilizado. O pedaço de barbante, o papel e até o alecrim, tempero curinga da cozinha. Até mesmo a tag com a mensagem pode virar um marcador de página.

Primeiro, eu fiz os padrões, ou estampas. Utilizei:

  • o que eu tinha em casa para fazer carimbos, como rolha de vinho, batedor de cozinha, batata – cortada ao meio na transversal e depois na longitudinal – e ainda criei um carimbo de árvore de natal cortando o formato num EVA e colando com supercola na metade de uma rolha de vinho.
  • tinta nanquim aplicada com pincel pequeno nas superfícies de todos os objetos antes de imprimir no papel.
  • papel pardo – meça o quanto você vai precisar para cada pacote e corte as folhas no formato necessário.

 

pacote-presente-casa-baunilha2

 

É importante lembrar que: o bacana é o aspecto de feito à mão, de algo artesanal mesmo. Então, não se preocupe em tentar reproduzir um padrão milimetricamente espaçado e alinhado. Não são estampas industriais e, sim, estampas que mostram o quanto você se importa.

Durante o processo, quando o desenho começar a ficar apagado, adicione mais tinta nas superfícies dos carimbos. Você pode reaplicar com mais frequência, para a estampa ficar carregada como um todo, ou retirar o excesso antes de começar a imprimir, e manter os desenhos todos mais suaves. Eu escolhi começar com a tinta em excesso e ver o desgaste aparente, ou seja, misturei desenhos carregados com apagados. Isso reforça o aspecto artesanal.

Os padrões de estampas ficam assim – e você pode criar mais:

 

pacote-presente-casa-baunilha8

 

Para embalar os presentes você vai precisar de:

  • suas maravilhosas folhas estampadas, com os desenhos já secos.
  • barbante.
  • galhos de alecrim – você pode usar outra planta natural da sua preferência. Eu gosto do alecrim porque as folhinhas já estão todas voltadas para o sentido do comprimento do galho. Então, esteticamente, fica bacana sobre o presente, dá uma alongada no visual do pacote.
  • papel preto para as tags – eu cortei um pedaço de um envelope preto que já tinha em casa. Você pode escolher o formato de tag que quiser. Eu escolhi um alongado com ponta justamente pra acompanhar o comprimento do alecrim.
  • furador para fazer aberturas nas tags para passar o barbante.
  • caneta branca para escrever nas tags.

Não esqueça de escrever nas tags antes de passá-las pelo barbante. Fica mais fácil apoiando papel e caneta em uma superfície plana, como uma mesa. Você pode escrever o nome do presenteado ou alguma mensagem. Como estamos na época do Natal, eu optei pela famosa expressão papai-noelística.

Então, embalei os presentes com as folhas estampadas. Passei o barbante para fazer a amarração posicionando o meio do pedaço de barbante na parte de cima do pacote, passando por baixo, cruzando as duas pontas e trazendo para cima novamente. Dou um nó, passo a tag por uma das pontas e dou mais dois nós. Corto o excesso de barbante próximo ao nó. Deslizo o galhinho de alecrim por debaixo dos fios de barbante. Eles seguram por si mesmos.

 

pacote-presente-casa-baunilha4

 

pacote-presente-casa-baunilha7

 

pacote-presente-casa-baunilha6

 

Pronto. Você tem em mãos pacotes fantásticos, feitos por você, que não vão agredir o ambiente e que com certeza vão encantar os presenteados.

Sem contar que a gente se diverte fazendo isso. Eu adoro!

Espero que gostem e que façam. Do jeito de vocês.

 

Fotos e texto: Juciéli Botton para Casa Baunilha

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *