DECORAÇÃO,  Decorar,  Ideias mil

É Natal no Brasil

 

Que tal neste ano inovar na decoração natalina e adotar referências brasileiras, refrescantes e contemporâneas? Você pode começar com uma pinha em vasinhos bem brasileiros, coloridos (a da foto foi encontrada no parque, em um dia de caminhada). Crie vários, variando os tamanhos, e distribua pela casa. Crie arranjos volumosos e verdes, somente com folhas, como as da bananeira. Pode acomodá-las em vasos de vidro transparente com bastante água. Para iluminar o ambiente, mescle ornamentos brancos, pratas e dourados. Guirlandas de palha com tiras de chita enroladas tiram sua casa do lugar comum e combinam com a estação.

Esse é um ponto crucial na decoração, a temperatura. A cultura do Natal que importamos dos gringos é a que recebe as baixas temperaturas do inverno, até mesmo a neve. E com ela, os tons vermelhos, ouro e verde escuro. Essas cores, juntas, escurecem e aquecem o ambiente. O próprio pinheiro, quanto maior, parece que reduz ainda mais a sala, pois geralmente é em tom de verde escuro. E ainda por cima, além dos enfeites e mimos que mantemos em nossa casa o ano inteiro, acrescentamos também os natalinos, aumentando a poluição visual.

Por isso é interessante a ideia de uma decoração pontual, com alguns elementos: guirlanda na porta, árvore e algum arranjo ou ornamento na área mais social da casa, priorizando cores claras, como o branco, o prata e o dourado. A palha, o papelão, os tecidos florais e as plantas vão refrescar e atualizar o ambiente, trazendo-o para a estação atual.

 

 

1. Pinhas naturais, de vários tamanhos, podem ser encontradas em parques e praças. 2. Vasos coloridos. Vale cerâmica, plástico, madeira (ou imitação). Pode variar as texturas de acordo com o ambiente da casa. 3. Folhas soltas (ou folhagens inteiras) de plantas volumosas, como a escura Monstera, a longilínea da Bananeira ou até mesmo a Palmeira Leque, com seu efeito plissado. Vasos grandes e transparentes podem ser encontrados em lojas de R$ 1,99. É só colocar bastante água para pesar e pronto! 4. A chita tem mil e uma utilidades! Você pode encapar argolinhas e criar anéis para decorar guardanapos de pano. Pode enfeitar guirlandas, seja em forma de flores ou simplesmente uma tira para enrolar sobre a palha. Pode criar jogos americanos, tanto retangulares quanto redondos. E por aí vai! 5. e 6. Como o motivo é festa, não poderia faltar brilho. É só escolher: prata ou ouro?

 

Fotos: Reprodução | Composição e texto: Juciéli Botton para Casa Baunilha

2 Comentários

  • junia

    Adorei tudo!!! Já peguei umas dicas, mas a principal é a de sair caminhando devagarinho e descobrindo cores,flores e sabores que temos espalhados por aí e trazer pra nossa vida. Chega de correria e de querer o mais difícil!
    Parabéns pelo blog, ele já está nos meus favoritos!!!! Com certeza vai ter a minha leitura diária!!!
    Beijos e boa sorte em tudo!!!!
    Junia

  • jucieli

    Oi Junia! A Casa Baunilha se encheu de alegria com o seu comentário, o primeiro! Muito obrigada pelo carinho e pelo apoio. E o espírito é esse mesmo, captar o que há de melhor ao nosso redor e trazer para a nossa casa, para a nossa vida.
    Muito obrigada!
    Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *