Cortinas. Pois é, aquelas de longa data, feitas de tecido escolhido a dedo e que conversam obscenamente com o ambiente, quase não se vê mais. Os alérgicos que não nos ouçam, mas elas são charmosas demais, e em muitos casos podem ser as grandes responsáveis pelo toque final na decoração da sua sala, quarto, cozinha. Elas são sinônimo de aconchego e escondem aquela janela feia que a gente não vai trocar tão cedo, suavizam o ambiente com cores neutras ou fazem gritar a cor que vai levantar o nosso astral.
Vamos às indicadas. Tem até na área de serviço.
E a vencedora é… aquela que estiver de acordo com as medidas. Seguem algumas dicas simples e básicas que encontrei na revista Minha Casa:
ALTURA IDEAL
Não instale o varão logo acima da janela. Se ela for baixa isso fará o pé direito diminuir. O correto seria instalar no meio da distância entre o teto e a janela.
EFEITO SALA GRANDE
Quer mais sensação de amplitude? Instale a cortina o mais alto possível. Existem modelos que são diretamente fixados no teto.
É visível a diferença: cortinas que ocupam a altura total da parede ampliam o ambiente.
COMPRIMENTO CERTO
Não deixe a cortina arrastar. Ela deve encostar levemente o chão, facilitando a circulação de ar e evitando o acúmulo de poeira. O caimento deve ser leve.
TECIDO PERFEITO
Verifique se é resistente ao sol, pois alguns podem desbotar. Os transparentes são ideais para ambientes escuros. Os encorpados amenizam a claridade excessiva. As cores lisas são fáceis de combinar com outros elementos. Já os estampados devem estar dentro da proposta de decoração do ambiente.
Eu fiquei animada pra colocar em casa uma de tecido leve e bem comprida, até o teto. Sem contar que uma visita à loja de tecidos já é um tanto inspiradora.
Fotos: Reprodução | Texto: Juciéli Botton para Casa Baunilha
2 Comentários
junia
Ai, que pena que esse blog não chegou antes na minha vida… agora vi que coloquei errado a cortina do quartinho do meu filho.
Ainda bem que tem concerto!! Vou seguir as dicas!!!!
Bjs,
Junia
Juciéli
Junia, que bom que a Casa Baunilha pode ajudar! É interessante como, por meio das cortinas, podemos ampliar os ambientes. Principalmente os quartos das crianças, que geralmente tem os espaços reduzidos.
Beijão!