DECORAÇÃO,  Na varanda

Na varanda | Entre o verde do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

 

Certa vez, mexendo nos meus arquivos, encontrei a foto de uma maçaneta feita de louça que era da porta de uma casa que ficava ao lado do Jardim Botânico do Rio. A casa parecia fazer parte do Jardim mas ficava do lado de fora do perímetro do parque e me impressionou bastante as maçanetas de louça branca ainda estarem lá, naquela casa tão antiga. Aliás, quando publiquei a foto da maçaneta no Instagram prometi que mostraria mais detalhes da casa aqui no blog.

Então, agora vou ter a companhia de vocês num passeio por esta varanda aberta para o verde, para as ruas, para as pessoas.

 

 

Uma placa no jardim explica que esta casa foi construída no final do século XIX e que teve inspiração normanda com estilo eclético. José Félix da Cunha Menezes, diretor do Jardim Botânico de 1910 a 1911, foi o primeiro morador. A casa passou por algumas reformas e Antônio Pacheco Leão, médico, professor e também diretor do Jardim Botânico morou nela entre 1915 e 1931, até seu falecimento.

 

Bromélias forrando o chão. E vejam aquele arco sobre a porta e a janela, que não chega a se completar. Muito do interessante.

 

 

Os dois arabescos sob a sacada são demais. E a textura de pedras entre o chão e a alvenaria deixa ainda mais rico o exterior da casa. E se formos pensar em termos práticos nos dias de hoje, é uma ótima solução para casas que absorvem muita umidade do chão ou que as paredes externas mancham fácil em tempos chuvosos. Vá de pedra na base da sua casa que ela irá disfarçar vários problemas estéticos com o passar do tempo.

 

A pequena escada parece ser revestida de mármore.

 

Ai, ai, abrir umas cadeiras de praia debaixo dessas árvores e tomar um chimarrão… Adoraria. Reparem no modelo da janela. É o que eu mais gosto. Já falei algumas vezes aqui no site. Se eu tivesse a oportunidade de construir uma casa, eu colocaria estas janelas esguias que pegam o máximo da altura do pé direito, e colocaria várias na mesma parede. Lembra muito os modelos americanos.

 

A bananeira tem uma identidade estética muito consolidada, não é mesmo? E uma reputação a preservar que é essa coisa tropical, calorentinha e brasiliana do nosso país. Eu ia adorar cavar um buraco no piso em parquet do meu apartamento e plantar uma. Que sonho. Ah, não deixem de reparar na maçaneta da porta ao fundo, que segue o padrão da louça branca.

 

Vista para o Cristo? Temos.

 

As folhas aquáticas realmente capturam a minha atenção.

 

Ele tem mais é que se exibir com a coloração linda da penugem.

 

 

Eu simplesmente gamei nessa casa e espero que vocês tenham curtido conhecer um pouco além da maçaneta de louça branca.

 

Fotos e texto: Juciéli Botton para Casa Baunilha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *