Você queria um efeito decoração-a-jato e renovar tudo, sem gastar muito, ainda mais agora, ano novo, vida nova, casa nova, mas não sabe por onde começar. Faça o teste da Loja Fake. Ele pode ajudar na tomada de algumas decisões. Imagine que sua casa é uma loja de móveis e artigos de decoração. O que você compraria? O que você não ia querer nem de presente? Depois, confira algumas dicas para facilitar o processo de renovação.
Na composição, cadeira Oppa e bolsa Prada.
Além do teste, deixo aqui algumas dicas básicas que podem ajudar no processo de renovação de um espaço:
1. Não tenha medo. Eu noto que muitas pessoas conversam sobre decoração com medo de fazerem más escolhas, e acabam não fazendo nada. Todo dia você escolhe que roupa vestir, o que vai comer, com quais pessoas vai sair. Muitas situações na vida funcionam assim, na base da tentativa e erro. Não vai ser diferente com a decoração da sua casa.
2. Não existe certo nem errado. Não vá atrás de más experiências e nem de modismos. Sempre vai ter alguém que vai dizer que tentou colar uma faixa de papel de parede no quarto do filho e que não deu certo, e não é por isso que você vai deixar de tentar.
3. Você tem que gostar. Muitas pessoas tem a oportunidade de contratar ótimos profissionais que podem fazer maravilhas – e até milagres – na casa. Mas lembre-se, se o decorador disse que aquele quadro que não te diz nada vai ficar lindo na sua sala, não banque.
4. Nada se perde, tudo se reforma. Não ficou bom? Lixe, pinte novamente, troque de lugar.
5. Preste atenção em você. Você deve ter um gosto, e não estou falando de se rotular – ah, sou conservador, não, sou contemporâneo. Hoje, muita coisa pode. Seu conjunto de xícaras da vovó vai ficar lindo sobre a mesa de madeira de demolição.
6. Pare, observe e reflita. A gente vive tão na correria que muitas vezes nem paramos para ver onde a gente mora. E muitas vezes sentimos um desconforto na casa como um todo, ou em algum cômodo da casa que não gostamos de ficar muito e nem sabemos a razão. É bom tirar alguns minutinhos e observar. Faça o teste da Loja Fake.
7. Presente de grego. Ganhou algo para a casa que não tem nada a ver com você? Não use. Lembre-se do item 3. Você tem que gostar do seu canto, caso contrário, é você quem vai conviver com aquele porta-caneta com gel, purpurina e flores de plástico dentro.
Mãos à obra!
Fotos: Reprodução de Oppa e de Prada | Texto, composição e teste: Juciéli Botton para Casa Baunilha
2 Comentários
Patrícia
Fiz! Fiz de todas as peças da minha casa! E fiz do meu consultório! Isso não é um teste! É o caminho da mudança!
Juciéli
Coisa boa! É muito bom olhar o espaço como se não fosse nosso para tentarmos ser um pouco mais críticos. 😉