DECORAÇÃO,  DIY,  RECEITAS

A tradição de reunir as pessoas

capa

 

Mais bacana do que a comemoração, o feriado e os presentes, são as tradições que datas como a Páscoa nos fazem reviver. Toda família tem a sua e, pra mim, o melhor da tradição não é o resultado final, mas conseguir reunir e manter todos juntos para curtirem  um momento agradável. É o caso desta tradição ensinada por minha avó paterna, Ignês. Fazer as casquinhas de ovo recheadas com carapinha foi somente um pretexto para reunir 3 gerações, minha outra avó, Glaci, minha mãe e eu, debaixo de uma parreira em uma tarde ensolarada, para conversarmos sobre a vida e comermos melancia.

 

material

 

agua

 

cobrindo

 

cobertas

 

sol

 

casquinhas

 

pascoa

Recheie as casquinhas pelo furo feito em uma das extremidades e feche com as forminhas para docinho. Você pode usar cola quente para garantir o fechamento completo.

 

Receita da Carapinha (amendoim com cobertura doce crocante):

• 01 pacote de amendoim com casca;

• a mesma medida (do amendoim) de açúcar – se o pacote de amendoim preencher 3 xícaras de chá, por exemplo, coloque 3 xícaras de chá de açúcar;

• 01 medida a menos de água – não precisa chegar a cobrir os amendoins na panela;

• deixe ferver;

• quando começar a borbulhar, comece a mexer sem parar, até secar e os amendoins se soltarem;

• espere esfriar e recheie as casquinhas.

 

pascoa2

 

Você pode usar outras cores de papel. Pode fazer casquinhas monocromáticas ou coloridas. E quanto mais camadas de papel molhado você colocar, mais vibrante ficará a cor, porém, será mais demorado para secar. Escolhemos forminhas douradas para o acabamento, mas podem ser usadas de diversas cores também, ou até mesmo com estampas.

Obrigada à vó Ignês por essa tradição, à vó Glaci pelas casquinhas, a companhia e o espaço lindo que ela tem em casa, e a minha mãe, Juçára, pela cesta, pela companhia e por todo o auxílio.

 

Feliz Páscoa a todos, com união, alegria e tradição.

 

Fotos e texto: Juciéli Botton para Casa Baunilha

2 Comentários

  • junia

    Que fotos lindas!!!!!
    E fico feliz de participar dessa tradição!!!!!
    E uma sugestão para um próximo post é a confecção dos ninhos com caixa de sapato e papel crepon que as madrinhas fazem para seus afilhados!
    Bjsssssssssssss

    • Patrícia Sala

      Eu amo essa tradição!! O segundo melhor momento da Páscoa é a reunião da família em volta da mesa para decorar casquinhas e enfeitar os ninhos no sábado a tarde. Muita alegria e carinho dão o toque final. Ah! O primeiro melhor momento? Domingo pela manhã, procurar os ninhos escondidos pelo coelhinho! Eu nunca consigo ver ele!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *