Enxergar o potencial de renovação de um móvel judiado pelo tempo é difícil para muitas pessoas. E quando a peça é de metal, então, com toda aquela ferrugem, a primeira coisa que vem à cabeça é “vou me livrar disso”.
Mas calma, gente! Pode ser a grande oportunidade DA VIDA de se ter uma peça única, além de bastante útil, como este gaveteiro restaurado pela Jeran McConnel, do blog Curbly. Quem não quer uma peça única? É só reparar, ficou uma graça. E ainda tem outra vantagem mais que maravilhosa no móvel metálico: não é o foco dos cupins!
Você pode restaurar a peça como quiser, obtendo resultados diferentes. Mas seguindo o passo a passo que a Jeran fez, vamos obter o desenho de um grande triângulo na cor pêssego.
Os puxadores foram destacados e pintados com tinta spray dourada.
As gavetas e a estrutura da peça foram lixados com lixadeira elétrica, mas você pode usar folhas de lixa também. Quando todos os focos de ferrugem e a pintura lascada sumirem, limpe com uma flanela seca para retirar todos os resíduos. Aplique um primer em spray que prepara a superfície para receber a pintura.
As gavetas recebem tinta spray branca e a estrutura externa do móvel recebe tinta spray na cor cinza escuro. Após secar, acomode as gavetas novamente no móvel (deitado) e, com fita isolante para pintura, delimite a área do grande triângulo. Em seguida, marque com um lápis.
Retire a fita adesiva e retire, também, as gavetas do móvel e adesive cada uma, seguindo a marcação do lápis, como na imagem acima.
Aplique a tinta spray na cor pêssego, em cada gaveta, seguindo as marcações. Depois de secar completamente, é hora de remover as fitas adesivas.
Rodízios podem ser fixados para deixar o móvel mais funcional.
Está pronto o gaveteiro que não está à venda nas lojas, encontrado somente na sua casa. Guarda tudo e decora que é uma beleza.
Todos pela campanha Salve a Vida de um Móvel Metálico!
Fotos: Reprodução de Curbly | Texto: Juciéli Botton para Casa Baunilha