antes e depois,  DECORAÇÃO

Antes e depois: porta-tempero de vidro novo em folha

 

Os vidros que possuem o sistema de fechamento hermético são muito úteis. Eles isolam o conteúdo do meio externo por meio da vedação da rosca e, dessa forma, conservam a textura e o sabor do alimento – seu biscoito parece recém saído do pacote. Outra característica muito valiosa de um pote de vidro hermético é a sua transparência, para que o conteúdo seja visto sem que precisemos abrir a tampa, o que reduziria a validade do conteúdo – ou seja, o biscoito ficaria murcho. Porém, alguns desses vidros vêm com um sistema metálico de fechamento que pode enferrujar com o tempo. Foi o que aconteceu com o meu. Mas em nenhum momento pensei em me desafazer dele. Com apenas a retirada das partes metálicas e do anel de borracha já ressecado, ele virou um porta-tempero excelente. A tampa ainda encaixou direitinho e, dependendo do que se guarda nele, não há tanta necessidade de vedação, como no caso das folhas de louro já secas.

 

Eu adoro reaproveitar vidros. E, ainda por cima, não precisei comprar um porta-tempero.

 

Detalhe da ferrugem e do anel de borracha já envelhecido.

 

Utilizei um alicate estilo boca de jacaré, muito usado por quem cria bijuterias, para retirar as partes metálicas. Apenas isso.

 

Uma boa lavada para retirar a poeira e está pronto o porta-temperos.

 

Não podem faltar folhas de louro na minha cozinha para temperar o feijão, a lentilha e a ervilha partida.

 

O porta-temperos em ação, sobre a prateleira nova que acabei de instalar na cozinha. Em breve quero compartilhar a reforma que fizemos nela. Agora estou vendo ali que o anis estrelado está no fim. Adoro colocar no chimarrão.

 

Então, não precisa jogar fora o pote de vidro hermético só porque ficou enferrujado. Reaproveitar é bom demais.

 

Fotos e texto: Juciéli Botton para Casa Baunilha

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *