Este livro me acompanhou pela infância. Minha mãe, professora de alfabetização, levava à escola para contar a história às crianças. E isso aconteceu até o dia em que reconheci a riqueza artística dele e resolvi guardá-lo para o momento de compartilhá-lo no meu blog na grande rede mundial de computadores – imagina!, não tinha nenhuma perspectiva disso tudo acontecer naquela época. E agora, que estamos esquentando os tamborins para a época em que podemos respirar um pouco para conseguir continuar vivendo, nesse país que podia ser tão melhor mas que em apenas poucos dias de 2019 tem oferecido muita tristeza, achei que era a hora de compartilhar o livro. Fiquemos com a alegria das crianças, então, e com a história de união, amizade e as ilustrações incríveis de Tenê.
O livro que tenho em mãos é a quarta edição da história A Fantasia, de 1983, integrante da série Um, Dois, Feijão com Arroz, de 10 livros, da Editora Ática, São Paulo. Algumas páginas estão faltando e, em minha defesa, declaro: não fui eu! Mas a falta delas não compromete em nada a compreensão da história.
A Zó, toda feliz de baiana.
No verso do livro, uma informação muito interessante: “Para Crianças a partir dos 4 anos | A indicação da faixa etária é mera sugestão nossa. A maturidade de cada criança é que deve determinar a escolha dos livros que lhe são adequados”. Que incrível isso. Cada um é um. E os responsáveis pela criança é que decidem o que ela irá ler.
Eu queria muito ter conseguido mais informações sobre Tenê, a cabeça da história e do visual, mas não tive sucesso. E olhando mais atentamente para as ilustrações, elas parecem ter sido feitas a partir de uma colagem, da união de partes separadas. Seria tão maravilhoso poder entender o processo de criação dessas ilustrações, como se chegou nesse formato, no design das formas humanas. Achei único. Mas enquanto não sabemos, ficamos imaginando histórias na nossa cabeça, como crianças.
Se alguém tiver alguma informação sobre Tenê, ganha barras de ouro que valem mais que dinheiro! Brincadeira (de criança). Deixa aqui nos comentários, por favor.
***
ATUALIZAÇÃO DE 08/04/2019
E temos, sim, mais informações sobre Tenê! Rô Furkim (@rofurkim), por meio do Instagram da Casa Baunilha (@casabaunilha) chegou até este post, se interessou e, pesquisando, encontrou um texto com muitas informações sobre a vida e as obras de Tenê de Casa Branca. Imaginem a minha alegria. Pois então, Tenê foi um artista engajado em muitos projetos, desde a criação e ilustração de histórias da literatura infanto-juvenil, passando pelo planejamento e montagem de cenários até o envolvimento com a confecção de fantasias e tudo mais que envolvesse o carnaval. Nestes dois links do blog de Clara Bozeda, indicados por Rô, podemos conferir informações sobre a vida de Tenê, além de fotos e uma lista imensa de obras de sua autoria: Parte 1 e Parte 2.
Muito grata e muito feliz por poder compartilhar e manter vivos a memória e o talento de artistas como Tenê.
Amo essa colaboração! Não adianta, é como diz o ditado: a união faz a força.
Fotos e texto: Juciéli Botton para Casa Baunilha
2 Comentários
Ro Furkim
Olá, Juciéli!
Sua crônica despertou minha curiosidade, e encontrei esse texto sobre o Tenê: https://mclaralira.wordpress.com/2016/02/05/homenagem-ao-tene-de-casa-branca-ultima-parte/
Também é possível encontrar alguns livros dele, usados, no Mercado Livre, buscando por “livros de Tenê de Casa Branca”.
Abraço!
Juciéli
Ro, que notícia maravilhosa!
Fui correndo conferir o texto que tu indicou e fiquei impressionada com a quantidade de trabalhos e projetos que o Tenê de Casa Branca realizou! Incrível. Vou atualizar a minha postagem com o link que tu conseguiu, pois há bastante informação sobre o artista.
Muito, muito obrigada!
Um grande abraço!