Fim de semana é pra reunir a família e passar a maior parte do tempo na cozinha, pois o inverno aqui no sul é frio pra valer, então nada melhor que praticamente morar ali ao lado do fogão, muitas vezes um fogão a lenha, que deixa a vida mais quentinha, e petiscar coisas gostosas. E fim de semana é o período oficial dos chefs amadores – que amam cozinhar – e é de praxe inventarmos receitas diferentes do nosso arroz e feijão de todo dia, não é mesmo?
Neste último final de semana fui para a casa dos meus pais, na região metropolitana de Porto Alegre, e não saímos da cozinha. Estamos pensando, inclusive, em levar o sofá pra lá, pois já ficamos todos juntos e confortáveis na parte mais frequentada da casa. E como acontece durante todo o inverno, o frio determinou o cardápio, claro. Para o café da tarde não deu outra: chocolate quente.
Esta receita deixa a bebida bem cremosa, quase podendo comer de colher. E ainda podemos servir como uma sobremesa também.
Os ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de leite integral
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 3 colheres rasas (sopa) de açúcar
- 1 pau de canela
- 1 caixinha de creme de leite
No liquidificador, bata o leite, o amido de milho, o chocolate em pó e o açúcar. Depois, coloque a mistura em uma panela acrescentando a canela, e deixe em fogo baixo, mexendo sempre, até ferver. Desligue para colocar o creme de leite. Mexa até que tudo esteja bem incorporado. Retire a canela e sirva ainda quente.
Só alegria!
Adoro o estilo caipira das canecas esmaltadas. É perfeito pra festas juninas/julinas não só pra servir quentão, mas também o pinhão.
Ai, já me deu fome!
Obrigada ao meu pai Emídio e à minha mãe Juçára pela receita maravilhosa. E a gente ainda se divertiu bastante na cozinha.
E em um próximo post, mais uma receita de fim de semana que vai salvar a sua semana! Um bolo rústico sem farinha e açúcar, pra ajudar a manter a alimentação saudável durante a correria, substituindo aqueles lanchinhos industrializados que a gente acaba atacando.
Até mais 😉
Fotos e texto: Juciéli Botton para Casa Baunilha
2 Comentários
elizabet
Que gostoso um fim de semana assim, sem hora pra comer, comer…e tudo fica gostoso pois a companhia ajuda.Beijo
Sophia
Pirei com esse chocolate quente! Que delícia!