RECEITAS

Chimia de banana

 

Aqui no Sul nós temos as chimias, uma preparação trazida pelos imigrantes alemães para ser passada sobre pães e outros alimentos. Geralmente são doces, feitas com frutas e até algumas leguminosas, como a abóbora. Acho que se fosse para fazer uma comparação com a geléia, a chimia não leva aqueles espessantes e nem tem gosto muito doce. A base é feita, praticamente, com a fruta. A chimia fica mais espessa, enquanto a geléia se caracteriza por uma textura mais líquida, com uma calda extremamente doce. Eu prefiro as chimias. Esta receita, em especial, porque pode ser feita com açúcar mascavo, o que deixa tudo um pouco mais no nível do saudável.

 

I N G R E D I E N T E S

  • 5 bananas maduras esmagadas
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 1 canela em pau
  • 2 cravos

 

P R E P A R O

Na panela, esquente o açúcar mascavo em fogo baixo até derreter, ou caramelizar. Acrescente a banana esmagada, a canela em pau e os cravos e mexa até a banana se desfazer e se incorporar ao açúcar. Quanto mais você deixar no fogo, mais escura e consistente ela vai ficando. Então você pode deixar conforme a sua preferência. Tem vezes que prefiro mais líquida, então retiro do fogo antes da banana se desfazer por completo. Depois que você fizer a primeira vez, vai conseguir observar o melhor ponto.

 

O cravo e a canela são fundamentais para construir as camadas de sabor.

 

Ela fica com um sabor tão suave, e tão consistente na textura, que pode ser servida como sobremesa também. Com um iogurte ou até um sorvete de creme como acompanhamento. As possibilidades são muitas.

 

Eu ainda quero fazer uma opção acrescentando pimenta dedo-de-moça. Se der tudo certo, compartilho também.

 

Fotos e texto: Juciéli Botton para Casa Baunilha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *