DECORAÇÃO,  DIY

DIY: Tiara de estrelas para o carnaval

Minha irmã, Cíntia, pediu ajuda para fazer a fantasia de carnaval. As amigas combinaram de se fantasiar de astros luminosos como o sol e as estrelas. Encontramos todos os materiais para o adereço de cabeça no centro de Porto Alegre, inclusive o tecido para a roupa. Minha irmã se dizia sem aptidão para trabalhos manuais. Mas fui deixando ela fazer a maior parte do trabalho e ver que conseguia sim. Qualquer pessoa, com muito querer e dedicação, consegue. Por várias vezes, e já era de se esperar, ela comentou que devia ter comprado pronta. Naqueles momentos em que queimamos as pontas dos dedos com a cola-quente, ou que a purpurina não está fixando, é sempre momento de desejar nunca ter começado um trabalho de faça você mesmo. Mas na real, na real mesmo, quatro coisas: 1) geralmente, o que queremos não existe pronto no mercado; 2) se existe, não é tão maravilhoso quanto o que podemos fazer; 3) usar algo que a gente mesmo fez não tem preço; 4) se ela tivesse comprado pronto, não teríamos tido um dia divertido juntas.

 

PRINCIPAIS MATERIAIS:

  • tiara prata – compramos uma encapada e retiramos o tecido
  • EVA brilhoso prata – encontramos em loja de artesanato. Para quem é de Porto Alegre, na Linna da Rua Senhor dos Passos
  • arame prata – encontramos em uma loja de artigos para bijuterias, na mesma rua
  • molde de estrela em 3 tamanhos – as menores encontramos prontas em pacote na Linna, também feitas de EVA brilhoso prata. As demais estrelas, abrimos uma imagem de estrela no celular, posicionamos uma folha de papel por cima, marcamos o desenho e recortamos
  • purpurina prata
  • cola quente
  • cola branca
  • pincel pequeno

 

PROCESSO:

1. Com o auxílio dos moldes de estrela, marque no EVA, no lado sem brilho, três estrelas grandes e quatro médias. Lembrando que as quatro menores compramos prontas, mas você também pode desenhá-las. Recorte cada uma.

 

2. Corte onze hastes de arame no comprimento que desejar, de acordo com a distância que quiser que as estrelas fiquem da tua cabeça, se mais próximas ou distantes (baixas ou altas). Lembre de cortar com folga para fazer a dobra que fixará na tiara.

 

3. Cole as hastes no verso das estrelas com a cola-quente.

 

4. Com o pincel, espalhe a cola branca sobre o verso da estrela, inclusive sobre o pingo de cola-quente, e jogue a purpurina prateada sobre a superfície, cobrindo toda a área. Se necessário, espere secar e aplique a cola branca novamente nas áreas em que a purpurina não fixou. Você pode espalhar a cola com o dedo também, mas notei que o pincel permite cobrir bem os cantinhos e bordas.

 

5. Depois de todas as estrelas prontas, arranje o conjunto como desejar, ao redor da tiara, e tire uma foto para servir de referência.

 

6. Olhando para a foto de referência, vá enrolando a haste do arame em volta da tiara, uma a uma, respeitando os espaçamentos e as alturas que você criou na foto.

 

7. A configuração da nossa tiara ficou assim: três estrelas grandes no centro, sendo que a do meio fica mais alta. Quatro de tamanho médio, intercaladas com as grandes e posicionadas mais embaixo. E, por fim, duas estrelas menores de cada lado, uma mais em cima e, a outra, mais embaixo.

 

Você ainda pode fazer um acabamento, passando lantejoula prata de metro ou uma tira de tecido prateado por toda a tiara e cobrindo as dobras dos arames. Minha irmã preferiu não fazer isso para não engrossar demais e não perder a pressão da tiara sobre a cabeça. Pretende esconder as dobras do arame com o cabelo.

 

E está pronta a tiara estrelada, prateada, brilhosa, que fica diante da janela, esperando a banda passar, cantando coisas de amor. Esta foto é meramente ilustrativa.

 

Façam suas fantasias carnavalescas com as próprias mãos. Divirtam-se fazendo. E brilhem.

 

Fotos e texto: Juciéli Botton para Casa Baunilha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *