DECORAÇÃO,  Pela web,  Vida e Carreira

15 canais para quem gosta de construção, reforma e decoração

É uma missão quase impossível fazer uma lista com os canais preferidos sobre um universo que só não é maior que o nosso próprio por questões óbvias, mas que ocupa uma vastidão sem precedentes, que é o universo da construção e da decoração, sempre em expansão.

Mas, em nome do compartilhamento de informações, vou arriscar e elencar alguns em uma lista esforçadamente sucinta. Espero que gostem ; )

1. My Self Reliance

Se você acha que Rodrigo Hilbert é o cara, não viu Shawn James. Do Canadá, ele constrói cabanas no meio do nada, sozinho, apenas com ferramentas manuais e ainda filma tudo de vários ângulos (só agora, por último, tem usado algumas ferramentas motorizadas). Desenha e cria móveis e ferramentas, decora, caça, rema, pesca, cozinha. Para iniciantes, recomendo o compilado de dois anos que mostra como tudo começou. Tire um tempo no final de semana e assista como um longa-metragem. Mas cada construção e etapa está detalhada em vídeos menores no canal, além de vídeos com dicas sobre ferramentas e até receitas. Ah, detalhe: Shawn não abre a boca. Seus vídeos são sinestésicos, valorizam os barulhos da natureza, enaltecem as batidas dos martelos e o ruído do serrote. Relaxa tanto quanto uma boa massagem nos pés. Não deixe de ver, também, a paisagem inacreditável neste vídeo que ele gravou no Alasca.

2. Doma Arquitetura

O que eu adoro na Patricia é que ela é super detalhista, e é uma arquiteta que adora ir na obra. Ela vai iniciar a reforma de uma unidade toda original no Copan, que estou super empolgada para acompanhar. Recomendo o vídeo em que ela mostra detalhes de um quarto de hotel em Paris, em que ficou hospedada e, também, de um apê de 35 m2 todo reformado por ela, para vocês terem noção das ideias maravilhosas que ela tem.

3. Bora pra Roça

Gente, adoro de paixão a Simone. Ela fala simples, vai direto ao ponto e está construindo uma casa em seu sítio no Rio de Janeiro. O canal mostra a evolução desse espaço produtor de frutas e verduras e de mata preservada, onde onças transitam livremente – coragem! Simone é das minhas, adora reaproveitar peças antigas, como uma porta incrível que ela restaurou e que conseguiu trocando por um item que não usava mais. Ah, também teve o portão de madeira que ela encontrou na beira da estrada e que deixou nos trinques, virando uma bela entrada para o sítio.

4. Marcelo Akira

De documentação a preços, da escolha do terreno à legislação, o engenheiro Marcelo Akira explica tudo que a gente sempre quis saber sobre construir a nossa casa. Já aprendi muito no canal. Não deixe de conferir como economizar na construção e como ter o melhor aproveitamento do espaço.

5. Matheus Ilt

Acompanho o Matheus desde a reforma relâmpago que ele fez na cozinha do apartamento em Curitiba. Além de também fazer os móveis. Destaque para uma das últimas reformas, a cozinha do apê em São Paulo.

6. Madeira Prima

O Cleber Saydelles é especialista em recuperação de móveis de madeira e explica tudo sobre o assunto no canal. Destaque para a série de vídeos da restauração de uma penteadeira e para o vídeo em que apresenta a variedade de madeiras nobres disponíveis. Não deixe de assistir, também, ao vídeo das técnicas básicas de marcenaria e das ferramentas usadas para restauração.

7. Maurício Arruda

Antes da pandemia, o Maurício compartilhava uma série sobre a reforma do novo apartamento em São Paulo. Ele também vai iniciar a reforma de uma unidade no Copan. Ele também conversa com especialistas de outras áreas, como neste vídeo sobre organização.

8. Ranchoterapia

Aquele canal que só traz paz ao coração. O Claudemir Correia está construindo aos poucos no sítio. O primeiro vídeo a que assisti foi sobre como ele encontrou o terreno. Destaque para o dia em que conseguiram trazer água até o sítio, e para o vídeo do detalhamento dos materiais e preços da construção da casinha de madeira.

9. Kirsten Dirksen

A Kirsten mostra casas singulares no mundo todo e conversa com os moradores e arquitetos sobre como foi o processo de construção e como é morar ali. De paisagens de tirar o fôlego a ruínas incorporadas (eu sou louca por essa casa) e rios que passam dentro da moradia, não há o que não haja nos vídeos dela.

10. Marcenaria Fina

O marceneiro Fernando Belchior é super didático, demonstra o passo a passo de vários trabalhos em madeira, além de explicar tudo sobre quais máquinas e ferramentas são ideais para cada tipo de atividade.

11. Paulo Biacchi

O Paulo já está longe daquele designer de fala contida do Decora no GNT. Hoje ele divulga no canal as reformas nos lares de celebridades, com muito reaproveitamento e dicas de economia, além de mostrar os erros que cometeu reformando o próprio apartamento.

12. Chico Abelha

O Chico adora prosear com moradores do Brasil todo, de casinhas de taipa no meio do nada a contêineres cobertos com cimento queimado e porcelanato. Destaco o vídeo que é uma verdadeira aula para quem não entende muito sobre plantio e cultivo mas que, mesmo assim, admira a perfeição da natureza.

13. Construindo com TatiCelo

O casal da WebTv Brasileira irá construir em um terreno de frente para o lago, na Flórida, e criaram este canal específico para mostrar o processo desde o começo. Os conteúdos são publicados a passos lentos, pelo menos agora, no início, mas acho bem interessante para quem quer entender como é construir em um outro país. Dica: não faça a conversão para o Real. Tente pensar no que você conseguiria fazer com o mesmo dinheiro que eles investem.

14. Minhas Plantas

Meu SOS das plantas. É dica que não acaba mais sobre como cuidar de cada espécie, além de muitas curiosidades sobre o mundo verde. Sem contar que a Carol Costa é uma simpatia que só.

15. Country Life Vlog

A atmosfera dos vídeos lembra a do My Self Reliance, com a valorização do silêncio, dos sons da natureza e dos afazeres. A família do Azerbaijão compartilha o dia a dia na roça enquanto a paisagem muda de acordo com as estações. Destaque para o vídeo em que ela faz hambúrguer, que fiz questão de mostrar para o meu marido, para ver que não precisa ter máquina de moer carne quando se tem um tronco de madeira e um cutelo gigante e afiado. Não deixem de notar a sequência do chá sendo montado, com as flores aparecendo através da chaleira de vidro. Também destaco este vídeo, em que o chá muda de cor na medida em que acrescentam gotas de laranja (minuto 13:00). As paisagens são espetaculares.

Estes são alguns dos canais que acompanho. Deixe aqui nos comentários os teus preferidos de reforma, construção e decoração ; )

Texto de minha autoria, Juciéli Botton, para a Casa Baunilha. | Imagens: Reprodução / Frames retirados de vídeos dos canais Doma Arquitetura e My Self Reliance.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *