DECORAÇÃO,  Decorar,  jardim

Primeira tentativa de estaquia – semana 1

Conforme a orientação, abri as estufas sete dias após o plantio para fazer uma nova rega e conferir como estavam as estacas. A orientação para o plantio é limpar o galho o máximo que puder, deixando apenas duas folhas que, ainda por cima, são cortadas na metade. Só que deixei algumas com mais folhas, como experiência mesmo e, apenas sete dias depois, pude perceber as diferenças.

Por exemplo, na estaca da árvore, no galho em que havia deixado 4 folhas, uma amarelou e caiu e a outra também estava amarelada, prestes a cair (imagem da esquerda). Então deixei apenas duas e cortei elas ao meio, exatamente como no vídeo de referência que mostrei na postagem anterior. Já com a estaca em que tinha deixado apenas duas folhas cortadas, estava tudo bem. Na foto da direita, as estacas dentro dos conformes e regadas, prontas para voltar com a estufa.

 

É possível reparar a rede de conexões que se criou na terra da estufa da roseira. Não sei se fungo ou bactéria. Visual sensacional, há pontinhos minúsculos conectados por meio de linhas extremamente finas. Um trabalho bem delicado. Mas retirei tudo, claro.

 

Mais uma estaca que manteve as folhas bonitas e verdinhas, seguindo a orientação de deixar poucas folhas. Esta da foto é de uma roseira e as do limão caipira também estavam excelentes, com folhas verdinhas. A única observação que fiz foi que enrolaram. Mas acredito que seja em função da pouca água. Caprichei na rega desta vez.

Nos vídeos de referência, não há explicação sobre o número exato de folhas que devemos deixar e qual a lógica para o corte ao meio. Porém, o que consigo captar do processo é que é importante deixar alguma superfície que permita à planta realizar a fotossíntese e retirar os nutrientes do solo. Só que se deixamos muitas folhas, o pequeno pedaço de galho não dá conta de suprir tanta demanda e elas acabam desidratando.

Quem for especialista e souber, compartilha esse conhecimento aqui nos comentários pra gente assimilar e conseguir esverdear esse Brasilzão véio sem porteira ; )

Volto a qualquer momento com mais informações.

Se você também quer enraizar suas plantas preferidas e perdeu o início dessa empreitada, confira o primeiro post sobre a primeira tentativa de enraizamento por estaquia.

Fotos e texto de minha autoria, Juciéli Botton, para a Casa Baunilha.

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *