Pesquisar por presentes para o fim de ano sempre acaba com o carrinho mais cheio por causa dos mimos a mais que escolhemos pra gente também. É o caso dos dois livros que acabaram de chegar aqui em casa.
Já cheirei (sim, sempre, seja novo ou usado) e dei aquela folheada básica para conferir diagramação, tamanho de fonte, espaçamento entrelinhas, ilustrações e fotografias, tipo de papel e texturas.
Achei o Animais Arquitetos, de Juhani Pallasmaa, bem conciso. A impressão é de que o tema necessitaria de umas 900 páginas, tamanha vastidão do mundo e diversidade de espécies. Mas com certeza o livro agrada quem adora estar em meio ao verde, admira a natureza e/ou é curioso com as coisas do mundo. Considero, de bate-pronto, pois ainda não li, um ótimo presente para esse público. Além do conteúdo, é uma obra bem feita, bem acabada. A capa oferece uma amostra de como serão as ilustrações internas, de W. F. Keyl e E. Smith, belíssimas. A capa é feita em papel encorpado mas não chega a ser dura. As folhas internas são alvas e opacas. Editora Olhares, SP, 2024.
O irônico é que eu não esperava que o livro Um Mundo Imenso, de Ed Yong, fosse imenso – quando me empolgo com o assunto tratado na obra confesso que não atento para as informações de formato e quantidade de páginas. Possui 133 delas apenas para notas de rodapé e fontes, praticamente o volume de um livro usual. As outras 544 páginas revelam segredos sobre os sentidos dos animais. A capa tem papel com textura rugosa, bem interessante, lembrando uma couraça, mas é bem sutil. Talvez muitas pessoas nem percebam. Folhas do texto beges e opacas e na fonte Register*. Páginas para as fotografias em papel couchê branco e fosco. Editora Todavia, SP, 2024.
Página interna de Animais Arquitetos. Que coisa linda os ninhos, o artesanato da selva.
Capa de Um Mundo Imenso.
Páginas internas de Um Mundo Imenso, combinando os dois tipos de papeis.
Ambos funcionam como ótimos presentes para pessoas admiradoras das ciências naturais.
Não tem assunto mais interessante que a natureza. Portanto, qualquer livro que se dedica a registrar e explicar um pouco dessa beleza será como um presente, para si mesmo e para os demais.
Mais adiante, depois que ler, trarei uma crítica com profundidade sobre os dois.
E você, tem alguma sugestão de livro sobre o mundo natural para presentear? Indique nos comentários ; )
Fotos e texto de minha autoria, Juciéli Botton, para a Casa Baunilha.