RECEITAS

Batatas assadas perfeitas

 

Não sou eu quem está dizendo, foi o Jamie Oliver que chamou elas assim e, depois de testar, eu vi que faz todo o sentido. Esta receita eu peguei no Natal passado e desde então, nem que seja uma vez por semana, essas batatas tem que dar o ar da graça aqui em casa.

Antes, duas coisas: 1. Sugiro que você inicie a receita bem antes do horário da refeição, para não apressar os processos e, dessa forma, obter a batata assada perfeita. 2. Não sou muito ligada em medidas, faço tudo a gosto. O que posso tentar precisar é a quantidade de batata, mas é fácil de você calcular isso.

 

Receita:

Para duas pessoas:

1. Descasque 10 batatas médias, corte ao meio e coloque em água fervente por 10 minutos. Retire a água.

2. Em uma fôrma, coloque lascas de manteiga, posicione as batatas em cima e salpique o sal. Leve ao forno por 30 minutos, preaquecido a uns 180 graus.

3. Retire a fôrma e, com uma espátula, esmague as batatas, mas só para que elas fiquem com ‘dois lados’, onde se formará a casca (como na foto abaixo). Cuide para não esmigalhá-la. Espalhe por cima azeite de oliva, alecrim, tomilho, alho amassado (com casca) e cebolinha de conserva cortada ao meio. Atualize o sal. Por conta, eu acrescento amêndoa nessa hora, e ficam deliciosas, tostadinhas. Leve ao forno novamente por mais 30 min (ou até ver que formou a casquinha – pode virar umas para ver).

 

 

Na receita original, o Jamie fez 3 fôrmas, cada uma com um tempero diferente, sendo que em uma tinha até raspas de laranja. Eu escolhi esta combinação de temperos, mas você também pode criar a sua. Você também pode utilizar cebola roxa (pequenina).

O objetivo é criar essa casca por fora mas deixá-la macia por dentro. Como o chef possui fornos profissionais em casa, talvez as batatas devam ficar mais tempo no forno em ambas as etapas. Por isso é importante iniciar a receita bem antes, com calma (de preferência, sem fome).

Para acompanhar, fazemos linguiça borússia assada no forno também (sim, a carne é que acompanha a batata).

 

Bom apetite!

 

Fotos e texto: Juciéli Botton para Casa Baunilha | Colaborou: tia Junia. Ela sabe no quê.

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *