RECEITAS

Farofa de casca de banana

 

Gostosa que é uma coisa de louco! E dá para fazer com a banana também. Mas sabe como é, a gente come a banana, ou faz alguma receita com ela e a casca fica ali, esperando a vez de brilhar também. A farofa de casca de banana eu faço sempre na minha casa. Seja porque eu quero comer essa farofa específica mesmo, seja porque eu quero muito comer farofa e não é a falta de bacon que vai impedir ou, ainda, seja porque quero dar um tempo no consumo de carne e priorizo receitas mais leves. Ou seja, uma farofa digna de todos os prêmios. Desperdício zero, saudável e contribui para a variação da nossa dieta alimentar.

 

I N G R E D I E N T E S

  • 1 banana catarina bem lavada e picada com a casca, ou somente a casca
  • 1 cebola
  • pimenta dedo de moça picada, a gosto
  • farinha de mandioca flocada, tipo biju, a gosto
  • manteiga, a gosto
  • sal, a gosto

 

P R E P A R O

Manteiga aquecida na frigideira, começo com as bananas e a casca. Dou uma refogada. Depois acrescento a cebola e a pimenta. Coloco um pouco de sal. Quando tudo estiver cozido, ou al dente, como preferir, coloco a farofa na quantidade que eu quiser e misturo bem. Vou mexendo aos poucos para ir dourando. Vou acrescentando manteiga (ou óleo) conforme julgar necessário, caso ela fique muito seca. Ajusto o sal e pronto.

 

Não estou fazendo cartaz para a marca, só quero mostrar que esta foi a base que usei para fazer a farofa: farinha de mandioca flocada, do tipo biju. Faz toda a diferença na textura, com flocos maiores e outros mais finos e deixa o prato saboroso com o gosto suave da mandioca. Fica incrível.

E ainda podemos acrescentar à farofa os ingredientes que quisermos. Um verdinho como a couve e até mesmo o bacon. Fica a nosso gosto. O importante é aproveitar as cascas da banana.

 

Amo.

 

Servi a farofa nesta peça cerâmica que eu criei e que, na verdade, é uma molheira. É o meu xodó das criações.

 

Espero que gostem da receita, queria muito compartilhar com vocês. Não deixem de testar em casa e, depois, claro, de comentar aqui o que acharam.

 

Até a próxima receita.

 

Fotos e texto: Juciéli Botton para Casa Baunilha

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *