RECEITAS

Bolo molhado para começar bem a semana

Este domingo chuvoso pediu um bolinho para o café da tarde e ainda sobrou bastante para começar a semana com o pé direito – doce faz milagre com nosso humor, sim?  Então fiz uma nega-maluca, que é como a gente chama o bolo de chocolate aqui no Sul. E como há muito tempo eu não fazia a cobertura, decidi que era o dia de resgatar as tradições.


 

Depois do bolo pronto, tinha de fazer alguns furos na massa para que, quando despejasse a cobertura, ela entrasse. Mas o que eu acabei fazendo foram verdadeiras crateras e a cobertura acabou virando recheio! Olha como o bolo ficou molhado por dentro:

 

bolo_casa_baunilha2

 

Ele serve mais como uma sobremesa do que um bolo propriamente. Seja lá o que for, é digno de ser feito.

 

Receita:

1. Antes de mais nada, unte a fôrma. Não tem coisa pior do que preparar a massa e querer colocar no forno de uma vez, mas ainda ter que untar a forma. Depois, pré-aqueça o forno na temperatura mais baixa.

2. Agora sim, misture primeiro os ingredientes secos em uma tijela: 2 xícaras de farinha, 2 xícaras de Nescau, 1 xícara de açúcar cristal. Eu passo a farinha e o Nescau por uma peneira para desfazer as bolinhas.

3. Depois acrescente, na sequência, mas misturando um de cada vez: 3 ovos; 1/2 xícara de azeite; 1 xícara de água quase fervente. Depois de criar uma massa homogênea, acrescente 1 colher (sopa) bem cheia de fermento para bolo e mexa delicadamente – isto é, sem bater.

4. Despeje a massa na fôrma untada e leve ao forno, que já está quentinho, por 30 minutos. Os 10 primeiros minutos a 200 graus para a massa levantar, e o restante a 180 graus para assar.

5. Enquanto isso, faça a cobertura: 1 xícara de açúcar cristal, 1 xícara de leite integral, 2 colheres (sopa) de manteiga e 6 colheres (sopa) de Nescau. Misture tudo e mexa sempre. No começo vai levantar uma fervura com uma espuminha clara e mais para o final a espuma some e ficam somente bolhas de fervura e a mistura fica mais escura. Desligue quando ficar em ponto de calda. Faça os furos na massa e despeje.

E seja feliz.

 

Fotos e texto: Juciéli Botton para Casa Baunilha

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *