Gramado,  Por aí,  Rio Grande do Sul,  Serra Gaúcha

Museu do Perfume em Gramado

Oi gente! Tudo certo? Por aqui tudo. E eis mais um lugar diferente que conheci nesta última viagem a Gramado. Há tempos queria conhecer o Museu do Perfume, só que agora vou confessar uma coisa: eu queria mesmo era conhecer a casa que foi adaptada para receber essa história. O museu funciona em um casarão de dois andares e um porão. Atiça ou não atiça a curiosidade da gente?

 

perfume-casa-baunilha8

 

Mas não basta só ver, e eu vou logo tentando descobrir a história do lugar, adoro bancar uma de detetive. Então fui investigando. A vendedora lembra que a casa pertencia a um casal, ela artista e ele arquiteto. Se separaram e então, tempos depois, a Fragram, empresa que produz fragrâncias e que cuida do museu, se instalou ali. Muitas das características do casarão foram preservadas, e o verde que abraça a casa é de querer ficar admirando pra sempre.

 

perfume-casa-baunilha1

 

perfume-casa-baunilha2

 

No andar térreo, onde fica a entrada, temos acesso ao museu e à loja. Assistimos a um vídeo de 5 minutos que explica o surgimento do perfume e também algumas curiosidades, como a origem das substâncias presentes no perfume Chanel Nº 5.

A fábrica da empresa fica no andar superior, ao que não temos acesso.

 

perfume-casa-baunilha3

Este é um quadro bem interessante. Mostra qual é a sua personalidade e o perfume correspondente, a partir da figura que você escolher.

 

perfume-casa-baunilha7

Mais uma curiosidade que arranquei da vendedora: esta escada de ferro foi trazida, pelo arquiteto, de um castelo da europa! Fiquei, assim, encantada.

 

perfume-casa-baunilha4

 

perfume-casa-baunilha5

 

perfume-casa-baunilha6

 

perfume-casa-baunilha9

Momento nostalgia. Lembro quando pequena, minha tia Claudia me deu o perfume que era dela, este mesmo do frasco azul e tampa pontuda. Eu adorava e passava sempre, várias vezes por dia. Acho que ninguém me aguentava. Mas era muito bom.

 

perfume-casa-baunilha10

Delicadeza pura esta coleção de frasquinhos parisienses.

 

perfume-casa-baunilha11

Frascos exóticos como o carro, a casa das pombinhas e os sinos. Mais acima, a Torre Eiffel e um violino.

 

perfume-casa-baunilha12

 

O estilo antigo e preservado da porta do banheiro esconde o décor do interior, que é bem simples até, passa batido… PEDRAS, minha gente!

 

perfume-casa-baunilha13

 

perfume-casa-baunilha14

 

Na loja, fiquei curiosa com os perfumes sólidos. Há 4 fragrâncias disponíveis, uma inclusive inspirada no Chanel Nº 5 – mas confesso que não gosto do perfume, acho muito doce – e vêm em caixinhas que representam paisagens e características de Gramado. Compramos dois. A textura lembra uma cêra emoliente. Eu gostei porque o produto some na pele e o cheiro fica.

 

casabaunilhaperfumesolido2

 

Visita cheirosa, essa.

 

Fotos e texto: Juciéli Botton para Casa Baunilha

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *