DECORAÇÃO,  DIY

DIY: Quadro decorativo feito com a técnica da colagem

 

Alguém uma vez disse que a arte existe porque a vida não basta. E eu lembrei disso porque quando comecei a escrever sobre este faça você mesmo, me dei conta de que, na verdade, eu faço colagem desde criança e, curiosamente, sem nunca ter escutado sobre a técnica. Ou seja, eu senti a necessidade de me expressar artisticamente e encontrei um meio de fazer isso que foi o mesmo que outros seres humanos encontraram muito tempo antes, a que foi dado o nome de colagem. Interessante como as necessidades das pessoas, independente da idade ou da época, são as mesmas e os caminhos criados para supri-las também podem acabar sendo os mesmos. Eu adorava cobrir a capa dos cadernos e das agendas com colagem. Geralmente com recortes de revistas mas, às vezes, até, com retalhos de couro e jeans – a invenção da cola quente foi uma coisa de louco.

Muitos são os temas que podemos pendurar nas paredes da nossa casa, seja pintura, fotografia, desenho etc. Aqui no blog eu já sugeri até a utilização de anúncios impressos – clique aqui para ver o post. E que tal, então, pendurar as nossas conquistas?

Eu e o meu marido temos um carinho enorme pelo nosso apê porque ele está na nossa vida há muito tempo. Primeiro, nós alugávamos e, tempos depois, surgiu a oportunidade dele ser nosso. E essa é uma conquista e tanto pra gente não somente pela história mas, também, pelo processo, pois vamos conquistando tudo aos poucos, com muito suor, trabalho e dignidade.

A ideia de fazer o quadro surgiu enquanto arrumava a papelada de casa. Quando segurei a cópia do desenho da planta pensei que deveria colocar num quadro. Mas para que não ficasse tão formal, poderia adicionar um toque divertido, colorido e sortido. Daí não tive dúvidas. A técnica da colagem era o caminho!

 

O objetivo era fazer uma colagem mais sequinha, com apenas alguns elementos que, juntos, pudessem transmitir a atmosfera de lar e de conquista. Recortei a planta baixa do apê contornando o desenho. Achei que um vaso de flores que encontrei numa revista de decoração – amo cravos! – e uma frase do Santos Dumont, que tinha visto por último num livro só de frases, seria o conjunto ideal. Ela diz: “As coisas da vida são mais belas quando vistas de cima”, fazendo referência à visão do piloto de avião mas servindo perfeitamente, também, para uma planta baixa de um lar doce lar. Eu ainda sobrepus folhas em branco para adicionar camadas e textura. O quadro eu já tinha. Encontrei na Leroy Merlin e há vários tamanhos e variações de cores com este tipo de moldura.

 

Ficou leve e atingiu totalmente o objetivo.

 

Coloquei ele alinhado com o centro da mesa de jantar e da luminária pendente.

 

O quadro com colagem pode ser uma ótima maneira de começar a decorar a casa em 2019: lembrando e olhando com carinho para as nossas conquistas. Um incentivo e tanto para corrermos atrás das próximas.

 

Fotos e texto: Juciéli Botton para Casa Baunilha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *