DECORAÇÃO,  Decorar,  jardim

Abacateiro de apartamento

 

Eu não faço de caso pensado. É totalmente instintivo terminar de comer o abacate e fazer brotar sua “sementinha”. Além disso, já parou pra pensar, enquanto pesa a fruta na balança do supermercado, que irá pagar bons dinheiros por algo que nem vai consumir? Mas longe de mim fazer da perda de alguns centavos de reais o foco deste texto. Sempre me indignei com tamanha semente ser descartada. Ela é tão volumosa que nem conseguimos chamar de semente. Caroço.

Pobre semente.

Então, decidi dar continuidade ao trabalho da natureza. Com quatro palitos de dente cravados nas quatro direções, equilibrei a semente sobre um vaso, preenchendo com água até que esta encostasse. Dali pra frente foi só assistir ao show da vida. Raízes se criaram e pequeninas folhas brotaram.

Foi, foi que o projeto de abacateiro começou a espichar e ficar cada vez mais alto. A ponto de eu ter que deslocar o móvel da posição original para que o bebê não batesse nas prateleiras acima dele. Sabe como é, família em primeiro lugar. Depois, o layout da casa.

 

 

Mas é como dizem: a gente não cria os filhos pra gente, a gente cria pro mundo. Então eis que chega o dia do jovem abacateiro sair do ninho e fazer a sua vida num ambiente melhor, que o desenvolva em todas as suas potencialidades. Foi difícil, mas poder contar com o meu avô, em seus plenos 90 anos, tornou o processo mais fácil.

 

O buraco foi feito com bastante profundidade. Um pedaço do tronco da planta da mandioca foi fixado ao lado do abacateiro para ajudá-lo a se manter em pé. Afinal, as ventanias são uma certeza na vida de qualquer jovem.

 

Daí foi só amarrá-lo ao galho auxiliar e pronto. Está plantado, seguro e pronto para seguir seu caminho. Para cima, claro. Enquanto isso, fico no aguardo dos frutos de todo esse trabalho. Futuros guacamoles.

 

Vô Valmir, adorei teu sarcasmo, me pegou direitinho quando disse que não teria espaço para plantar nosso abacateiro. Obrigada pelo “bocadinho de chão”.

 

Fotos e texto: Juciéli Botton para Casa Baunilha

5 Comentários

    • Juciéli

      Oi, Fabio!

      Aqui tudo bem, e contigo?
      Essa é uma boa pergunta! Eu acabei não registrando em fotos o desenvolvimento dele, mas chegou a brotar folhas novas. Só que o forte do inverno veio e acabou “queimando” ele. Não sobreviveu ao frio. Eu não entendo muito, na verdade estou, aos poucos, aprendendo sobre as plantas e os plantios, mas talvez tenha uma época ideal para se plantar um abacateiro, mais para o calor. Pode ser que tenhamos que ter esse cuidado aqui no Sul do Brasil. Mas, em outras regiões do país, talvez o abacateiro recém plantado possa se desenvolver bem em qualquer época ; )

  • Paulo Roberto

    Gostei muito da matéria, eu estou com um dentro do apartamento, estou podando ela para ficar com 2 metros e meio, estou transformando ela em um tipo de bonsai, por enquanto esta dando certo. essa semana notei que nasceu mais extensões onde eu achava que não ia nascer nada por causa da mordida do gato, a natureza é incrível sempre consegue dar um jeito.
    Se eu notar que vai ficar muito pesado eu planto ela no canteiro do prédio.

    • Juciéli

      Que interessante, Paulo,
      estás conseguindo orientar o crescimento da planta.
      A natureza é sábia mesmo! Vou torcer pra dar certo ; )

      Muito obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *