DECORAÇÃO,  Decorar,  jardim

Abacateiro de apartamento

 

Eu não faço de caso pensado. É totalmente instintivo terminar de comer o abacate e fazer brotar sua “sementinha”. Além disso, já parou pra pensar, enquanto pesa a fruta na balança do supermercado, que irá pagar bons dinheiros por algo que nem vai consumir? Mas longe de mim fazer da perda de alguns centavos de reais o foco deste texto. Sempre me indignei com tamanha semente ser descartada. Ela é tão volumosa que nem conseguimos chamar de semente. Caroço.

Pobre semente.

Então, decidi dar continuidade ao trabalho da natureza. Com quatro palitos de dente cravados nas quatro direções, equilibrei a semente sobre um vaso, preenchendo com água até que esta encostasse. Dali pra frente foi só assistir ao show da vida. Raízes se criaram e pequeninas folhas brotaram.

Foi, foi que o projeto de abacateiro começou a espichar e ficar cada vez mais alto. A ponto de eu ter que deslocar o móvel da posição original para que o bebê não batesse nas prateleiras acima dele. Sabe como é, família em primeiro lugar. Depois, o layout da casa.

 

 

Mas é como dizem: a gente não cria os filhos pra gente, a gente cria pro mundo. Então eis que chega o dia do jovem abacateiro sair do ninho e fazer a sua vida num ambiente melhor, que o desenvolva em todas as suas potencialidades. Foi difícil, mas poder contar com o meu avô, em seus plenos 90 anos, tornou o processo mais fácil.

 

O buraco foi feito com bastante profundidade. Um pedaço do tronco da planta da mandioca foi fixado ao lado do abacateiro para ajudá-lo a se manter em pé. Afinal, as ventanias são uma certeza na vida de qualquer jovem.

 

Daí foi só amarrá-lo ao galho auxiliar e pronto. Está plantado, seguro e pronto para seguir seu caminho. Para cima, claro. Enquanto isso, fico no aguardo dos frutos de todo esse trabalho. Futuros guacamoles.

 

Vô Valmir, adorei teu sarcasmo, me pegou direitinho quando disse que não teria espaço para plantar nosso abacateiro. Obrigada pelo “bocadinho de chão”.

 

Fotos e texto: Juciéli Botton para Casa Baunilha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *