Por aí,  Porto Alegre,  Rio Grande do Sul

Boulevard Laçador e o Varig Experience

A estátua do Laçador não está lá mas o lugar é chamado assim devido à proximidade para com ela. O Boulevard Laçador é um shopping com espaços de convivência ao ar livre que faz divisa, de cerca, com o Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre. Essa é a legalzice do lugar, assistir às decolagens e aterrissagens, ouvir o trovoar das máquinas, sentir o cheiro de querosene queimada no ar.

Como estrutura, há um gramado com campinho de futebol, um parquinho para as crianças, restaurantes e lanchonetes, estacionamento, cadeiras de praia, água quente para o chimarrão. E tão legal quanto a movimentação dos aviões é a área de exposições sobre a aviação, o Varig Experience, tendo a saudosa marca como personagem principal.

 

Como diria a música, eu sou do Sul, a minha terra tem o céu azul.

 

O modelo Douglas DC-3 PP-ANU mora ali e é um charme só, uma das atrações do Varig Experience. Um bimotor que representava tudo que havia de mais moderno na época. Revolucionou o transporte de passageiros nos EUA nos períodos de 1930 e 1940. Para se ter uma ideia da sua importância, mais de 90% do tráfego aéreo, após a Segunda Guerra Mundial, era feito por este modelo. Com capacidade para 32 passageiros, realizava uma média de 270 km/h em voo de cruzeiro e 9 horas de autonomia. É possível visitá-lo internamente mas, antes, verifique as datas e os horários no site pois essa visita não acontece todos os dias.

 

Uma dica para os amantes da fotografia: pela manhã, os aviões que chegam se iluminarão pelo astro rei; à tardinha, durante o pôr do sol, ficarão escuros no contraluz. E conforme a direção para onde apontamos a câmera, o céu adquire novas cores.

 

Ao longo das calçadas, vasos gigantes exibem uma variedade de temperos. Alecrim, manjericão, tomilho, hortelã. Levei um pouquinho para preparar o jantar.

 

Na exposição Elegância nas Alturas – 90 anos de Varig, mais do que os trajes dos comissários de bordo, o que mais adoro são os carrinhos com as garrafas e tacinhas.

 

 

A bolsa de couro vermelha eu usaria hoje.

 

Há, também, uma exposição de motores dos aviões da Varig.

 

Eu não canso de dizer: o que o céu do Rio Grande do Sul tem de lindo, tem de estranho. Parece fake de tão limpo e azul.

 

Está aí um registro para provar que eu levei um pouco dos temperos para casa. Manjericão, tomilho e alecrim incrementaram as bruschettas do jantar. Não esqueça de lavar bem 😉

Para saber mais sobre o espaço, como os horários, o preço do estacionamento e o código de conduta, acesse o site do Boulevard Laçador. O shopping fica localizado na Avenida dos Estados, número 111, em Porto Alegre, RS.

Em tempo: adoro e indico o canal do Lito, Aviões e Músicas, em que ele explica tudo sobre a aviação e o funcionamento dessas máquinas de voar incríveis. Já consegui compreender o suficiente para me manter mais calma, confesso.

As fotos e o texto são de minha autoria, Juciéli Botton, para a Casa Baunilha.

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *