Por aí,  São Paulo

O “bolinho” de bacalhau do Mercadão de São Paulo vale a pena?

Olha para esta foto. Vale a pena, sim, vale cada real, porque não é barato – R$28 –, e vale cada 30 minutos que esperamos por ele – quem mandou ir em um sábado pós feriado? Neste dia, em novembro, o Mercado Municipal de São Paulo estava explodindo de tanta gente, saía ser humano pelas tampas. Eu nunca tinha visto nada igual na minha vida. Filas quilométricas por uma mesa, em qualquer ponto. Uma coisa de louco.

Discretamente, foquei num casal que estava almoçando e, ao primeiro sinal de que estavam indo embora, peguei os lugares. E ali fiquei uma eternidade esperando meu marido surgir com os “bolinhos” de bacalhau do Hocca Bar. Como era a primeira vez que comeríamos a famosa iguaria, no lugar onde se consome mais bacalhau por metro quadrado no mundo, optamos pelo Hocca Bar, mas com certeza há muitos outros lugares sensacionais para se comer petiscos no mercadão. E por isso enfrentamos uma fila do cão. Mas acredito que neste dia, em que todos os turistas da face da Terra estavam lá, havia filas em todos os botecos do local, então não tínhamos muito como fugir da longa espera.

 

Consegui lugar nestes balcões, de frente para a parede de pastilhas verdes, perto do açougue Boitic – adorei o nome.

 

É grande e tem muito bacalhau inserido na massa, pode crer. Uma delícia. Na real, pela manhã, fomos à Feira da Liberdade. Chegamos cedo e já comemos alguns petiscos por lá. Depois, sim, fomos ao mercadão para comer o bolinho de bacalhau, então ele foi nosso almoço. Suco de laranja acompanhou.

 

Casca durinha, crocante, consistente, quase inviolável.

Moral da história: vá em dia de semana ou almoce o bolinho às 10h da manhã.

Fotos e texto de minha autoria, Juciéli Botton, para a Casa Baunilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *