É verão e começo a lembrar de lugares singulares que vi pelas minhas andanças por águas salgadas. Como o Salão de Festa das Bruxas, que fica em Itaguaçu, na parte continental de Florianópolis, Santa Catarina. Conhecida como Ilha da Magia, Floripa é envolta em lendas até mesmo fora da própria ilha, o que não poderia ser diferente com este lugar em que pedras enormes e trabalhosamente esculpidas pela ação das intempéries ficam dispostas como se estivessem em reunião, esperando por algo que estaria para acontecer.
A placa no local conta que as bruxas da região queriam fazer uma grande festa na praia de Itaguaçu. Todos seriam convidados, lobisomens, vampiros, mulas-sem-cabeça, além dos mitos indígenas como curupiras, caiporas, boitatás. Com exceção, acordaram as bruxas, do diabo, devido ao cheiro forte de enxofre que exalava, junto do seu inexistente traquejo social. É claro que o diabo não gostou nenhum pouco, acabando com a festa e transformando todos em pedras que hoje “flutuam” sobre as águas de Itaguaçu.
A cadeia montanhosa ao fundo deixa a paisagem ainda mais especial.
Cada pedra tem um “revestimento” diferente. Adoro a grande que está mais ao fundo. Parece que algo escorreu sobre ela.
Vale a pena visitar o local e conhecer sobre as lendas fantásticas de Floripa. O Salão de Festa das Bruxas fica na Via Gastronômica da parte continental de Floripa, em Itaguaçu. Ou seja, refeição com vista espetacular.
Fotos e texto de minha autoria, Juciéli Botton, para a Casa Baunilha.