DECORAÇÃO,  Reformar

Sobre reformas gentis

Enquanto visitava apartamentos com a minha irmã, para alugar, me deparei com estes azulejos da foto e meu corpo resgatou a sensação que tive em 2018, quando entrei pela primeira vez no banheiro do apartamento em que fiquei em Florianópolis, Santa Catarina.

Lembro de ser surpreendida pelos azulejos de flores rosadas, aplicados até uma certa altura da parede – o resto era pintura. As flores não eram impressões baratas, mas louça esmaltada de verdade. O balcão não era grande coisa, detonadinho mas, acima dele, um armário espelhado, três portas, exatamente igual ao que tinha no meu banheiro, antes da reforma.

Deu uma saudade do meu armarinho… junto com uma sensação de soco no estômago de que a reforma que fiz no banheiro do meu apê tinha sido muito drástica. Parecia que podia sentir a dor do cômodo.

Entretanto, os azulejos do meu banheiro não eram lá muito apaixonantes. E verdade verdadeira, não pude fugir da quebradeira, uma vez que vertia água para os quartos por conta da infiltração.

Mas o banheiro de Floripa abriu meus olhos para aquele tipo de obra menos invasiva. Como cirurgia plástica versus tratamentos estéticos com creminhos. No que se refere a um imóvel que apresenta particularidades como azulejos maravilhosos e detalhes únicos, quanto mais superficial a modificação, melhor. A renovação deve, sim, valorizar o que o espaço tem de melhor, dando um jeitinho apenas nos defeitos indesejados.

A foto em questão foi feita na cozinha de um dos apartamentos que visitei com a minha irmã. Quis registrar os azulejos justamente por causa da sensação que me fizeram lembrar, da ocasião do banheiro de Floripa.

Enquanto olhávamos os outros cômodos, fiquei pensando que se fosse eu a dona ou a inquilina daquele apê faria uma boa limpeza nos azulejos e rejuntes, mantendo o visual original. Colocaria bastante planta, criando uma urban jungle para compor com as flores dos azulejos. Também penduraria um espelho em algum cantinho e aplicaria fitas de LED nas prateleiras, além de acomodar muitas taças, copos, garrafas, vidros em geral. Tudo para trazer aquele perfume de pub tropical – se é que isso é possível, um pub dos trópicos hahaha.

Reformas gentis, reformas-creminho rejuvenescedor: um aprendizado que levarei para o resto da vida.

Foto e texto de minha autoria, Juciéli Botton, para a Casa Baunilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *