Por aí,  Porto Alegre,  Rio Grande do Sul

Onde comprar carne assada para o almoço de domingo em Porto Alegre

Olha, não é um hábito. Têm outras comidas que acontecem em casa no almoço de domingo. Mas quando dá aquela vontade de comer uma carninha assada, sem necessariamente ter que assar e sujar todos os utensílios da cozinha, e a cozinha, eu corro para o Espetão Santana. E isto não é uma postagem paga – mas poderia ser, né Espetão Santana?

Durante a semana, o movimento é mais tranquilo. No final de semana, claro, é quando a “jiripoca pia”. Mas é só se programar para ir cedo que tudo dará certo. Não se assuste, o lugar vai ficar pequeno para tanta gente e espeto, o calor vai te cozinhar mas logo chegará um assador perguntando o que deseja e te oferecendo uma polenta frita para ir degustando. A comprida churrasqueira fica visível e podemos olhar todos os cortes assando. Eles nos mostram o espeto para vermos se estamos de acordo, se mais ou menos assado. Há todo tipo de corte e carne, gado, porco e frango. Além dos acessórios como pão de alho, salsichão, queijo e polenta frita. Sempre pego o frango assado (R$23), que vem em duas partes, bem temperadinho. Também já peguei o frango enrolado em bacon, muito bom, e a maionese de batata, que fica nos freezers. Podemos escolher a tradicional, com tempero verde ou com cenoura ralada. Em casa, incremento o almoço com salada de folhas verdes ou de repolho e tomate, o que tiver.

Além do almoço, o frango assado sempre rende mais umas duas refeições na minha casa, e utilizo de várias maneiras: no preparo de molhos para massa, com cebola, pimentão e tomate pelado; cortado em cubinhos para o carreteiro; ou apenas requentado, e faço isso no vapor, colocando no escorredor de massa de inox, cheio de furinhos, sobre uma panela com um pouco de água fervente, e tampo, deixando até esquentar bem. Dessa maneira, o frango não gruda na panela caso fosse esquentado direto no fogo e nem fica seco, pois o vapor mantém a suculência.

Endereço: Rua Santana, 1262, bairro Farroupilha, Porto Alegre. Funciona todos os dias, da manhã à noite. Confira os horários aqui.

Foto e texto: Juciéli Botton para a Casa Baunilha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *