antes e depois,  DECORAÇÃO

Antes e depois: vaso estilo antigo boticário bem-humorado

O vidro em estilo antigo boticário, que ficava no meu banheiro com flores, ganhou impressão feita à mão, personalizada e bem-humorada. Fiz com estêncil e tinta. Mas não precisei sair de casa nem entrar em uma loja de produtos não essenciais para conseguir os materiais. É que sofro da síndrome chamada Agora Que Consegui Os Materiais Eu Faço Outra Hora, só que a outra hora nunca chega.

Mais um faça você mesmo que queria ter feito ano passado e que só agora consigo retirar da lista. Providenciei os materiais há tanto tempo que a tinta específica para vidro não vingou, embora ainda dentro do prazo de validade. Tive que quebrar o galho com a de tecido mesmo – que comprei para um outro projeto… nossa, é muito projeto de decoração nesta vida. Pois bem, não há grandes mistérios em usar um estêncil mas, como minha primeira tentativa borrou por completo, achei melhor compartilhar o passo a passo.

 

Além da tinta branca, usei um estêncil de letras e outro com números. Encontramos em lojas de artigos para artesanato e são bem baratos.

 

Considerei mais fácil montar a mensagem cortando o estêncil e colando com fita adesiva do que pintar desenho por desenho.

 

Coloquei um pouco de tinta em uma esponja. Retirei o excesso com batidinhas em um guardanapo de papel – se colocar muita tinta ela pode escorrer para baixo do estêncil. Apliquei a tinta pressionando a esponja, com movimentos apenas verticais, nunca esfregando. De duas a três demãos, esperando secar entre elas.

Por incrível que pareça, o estêncil veio com manual de instruções e, por mais incrível ainda que possa parecer, as instruções não deram certo na primeira vez que fiz. O manual dizia para retirar o estêncil assim que terminasse de pintar, o que me pareceu bastante lógico, pois se esperasse secar, a tinta criaria uma película entre o vidro e o estêncil que se arrebentaria na hora de puxar. Só que quando tirei o estêncil imediatamente, borrou tudo.

Lá fui eu novamente, desta vez ignorando as instruções do estêncil. Retirei a tinta das letras com guardanapo de papel e álcool líquido – saiu bem fácil, aliás. Esperei secar para então retirar o estêncil.

 

Borrou menos, como mostra a foto da esquerda. Então, com todo cuidado, retirei os borrados com um palito de dente. O resultado limpo podemos ver na foto da direita.

 

Faltava o acento circunflexo. Usei um pedaço da letra W do estêncil. Primeiro fiz um lado do acento. Esperei secar. Retirei e limpei o estêncil com álcool e guardanapo e fiz a outra metade. Repare que as fitas adesivas ao redor ajudam a proteger o restante do vidro para que não seja pintado.

 

 

 

Nem acredito que finalmente executei este antes e depois que eu queria há muito ter feito.

Agora quero saber de ti: tem algum faça você mesmo que tu tenha conseguido executar durante o isolamento da pandemia? Conta aí nos comentários.

Fotos e texto de minha autoria, Juciéli Botton, para a Casa Baunilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *