SÍTIO

Surpresa boa: eu tinha brotos de cerejeira-do-mato e não sabia

Junto com o araçá e a nêspera, a cerejeira-do-mato é uma das minhas frutas preferidas. Estas que aparecem na foto acima eu colhi de uma árvore na calçada. Depois que comi a polpa, plantei três sementes no vaso em que já morava uma bromélia. Ela tinha sido plantada com terra preta comprada em loja agropecuária, então achei que seria bom para as sementes. Passados alguns dias, esqueci que elas estavam ali.

Pouco antes do ano novo, enquanto regava as plantas da casa dos meus pais, observei um “matinho” crescendo embaixo das folhas da bromélia. Então veio a lembrança de que tinha plantado as sementes da cerejeira-do-mato. Pensem numa pessoa feliz demais!

As três sementes germinaram e os brotos estavam lá, bonitinhos, sob as folhas duras da bromélia, protegidos do sol do meio dia e das gotas pesadas das chuvas.

Agora preciso providenciar vasos individuais para que elas tenham mais espaço para crescer, até que estejam prontas para serem plantadas no lugar definitivo.

Quero plantar uma delas no mato do sítio para os animais se alimentarem. As outras duas plantarei na área onde vamos construir, para nosso consumo. Mas ainda farei mais mudas da espécie para plantar no mato. Quero que os animais tenham bastante dessa fruta maravilhosa.

A cerejeira-do-mato também é chamada de cerejeira-da-terra e cereja-do-rio-grande. Outros nomes como cerejeira, cereja e araçazeiro remetem a outras frutas, então eu evito estes últimos nomes.

Floresce entre setembro e novembro e os frutos amadurecem de outubro a dezembro. O seu desenvolvimento no campo é lento, crescendo menos de 2 metros em 2 anos. O livro Árvores Brasileiras, do Harri Lorenzi, de onde tirei essas informações, mostra uma foto da sua madeira, que é a coisa mais linda, usada para a produção de cabos de machados e outras ferramentas agrícolas.

Tu já conhecia a cerejeira-do-mato? Conta aqui nos comentários ; )

Fotos e texto de minha autoria, Juciéli Botton, para a Casa Baunilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *