antes e depois,  DECORAÇÃO,  jardim

Transformei uma grade de proteção em uma linda base de ferro para plantas

A casa dos meus pais é o S.O.S. das plantas. Toda e qualquer folhagem que encontro eu levo pra lá. Os vasos vão se multiplicando e o único lugar que temos para colocar é no chão. Só que por lá, vaso em contato com o piso significa facilitar para os caramujos, que escalam o vaso, chegam até as plantas e devoram elas em apenas uma noite.

O pequeno vão que fica entre a base do vaso e o chão já funciona como um condomínio para os caracóis. Não que eles não subam pelas finas hastes das bases de ferro, mas com os vasos longe do chão, reduz bastante os locais em que eles podem se alojar e se desenvolver.

Muitos desses vasos nós improvisamos, com garrafas pet, por exemplo, então não possuem pratinhos embaixo. Dessa forma, os vasos também acabam manchando o piso, a terra e a água escorrem e fica complicado mover cada um para limpar o chão. Por isso, elevar os vasos facilita bastante todos esses processos de manejo e limpeza do espaço.

E ainda tem o fator estético pois valoriza o conjunto: planta + vaso.

Encontrei a proteção de câmera de segurança no depósito do meu tio e ele deixou que eu ficasse com ela. Tinha pontos de ferrugem e teias de aranha, mas estava em ótimo estado.

O processo foi bem simples: usei uma lixa para tirar as imperfeições do material, limpei com uma trincha limpa e seca e apliquei tinta em spray na cor preto fosco para metais.

Tem que cuidar para cobrir por inteiro a superfície das circunferências de cada haste. Eu devia ter isolado melhor a brita que acabou sendo pintada. Mas foi só pegar uma vassoura de jardim depois e virar as pedrinhas, espalhando e misturando com as outras. Espere secar bem. A minha base ficou secando de um dia para o outro.

E está pronta a base de ferro para receber um vaso de planta lindo e maravilhoso. Esta begônia tem mais de 40 anos. Existe desde antes dos meus pais casarem e nos acompanhou por todas as mudanças que já fizemos, de casas, de cidades, de vasos, hahaha.

Adorei o contraste entre o redondo e o quadrado, e entre o preto e o terracota. Mas você ainda pode pintar a base na mesma cor do vaso ; )

Até o próximo Antes e Depois.

Fotos e texto de minha autoria, Juciéli Botton, para a Casa Baunilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *