Por aí,  Santa Catarina

Viaje e construa | Jardim verde e aberto de shopping na ilha de Florianópolis

Fomos tomar um café no Multi Open Shopping e me deparei com o jardim central aberto, pronto para receber chuva e sol direto. Filodendros, samambaias e marantas recheiam canteiros com bancos de ripas de madeira. Grandes jabuticabeiras tomam o espaço em vasos gigantes espalhados pelos corredores, contornando o jardim. O centro de compras fica na ilha de Florianópolis, na região de Rio Tavares, perto da Praia do Campeche em Santa Catarina.

Este é um dos espaços, com móveis para jardim. Há um “tour 360 graus” disponível no site do shopping, com imagens de antes do jardim ter ficado exuberante desse jeito. Vou colocar aqui a imagem deste canto de cima, para vermos a diferença que faz o verde em um espaço:

Nesta imagem do “antes”, havia uma jabuticabeira no canteiro que foi retirada. As plantas ainda apresentavam volume incipiente. Na foto anterior, que fiz durante a minha visita, vemos que elas cresceram, tomaram conta da paisagem deixando o verde sempre presente, uma vez que a jabuticabeira é uma árvore caducifólia, ou seja, perde as folhas. Isso deve ser levado em conta quando queremos ter um jardim sempre verde em casa. Podemos notar, nas fotos que eu fiz, que quando elas estão cheias de folhas o ambiente se transforma, fica bem mais aprazível pois quebram a sobriedade da edificação. As poltronas e o pufe também deixaram o cantinho convidativo para as pessoas ficarem por ali. Essa também é uma ideia que podemos incorporar no nosso jardim de casa. Lugares que são apenas de passagem, pouco valorizados, quando se tornam espaços de parada, revivem, ganham utilidade. E vida, claro.

Mais um registro que fiz, pegando o verde das jabuticabeiras, todas se desenvolvendo em grandes vasos. E as marantas dos canteiros crescem discretamente por cima dos bancos de madeira, apoiados sobre os murinhos de alvenaria cobertos por um acabamento de pedra cinza.

Mais cinza do que verde no princípio do jardim, nas imagens do tour virtual.

Mais um canto do tour do site, com jabuticabeiras quase sem folhas. A madeira dos bancos é o único elemento que quebra a austeridade do concreto, das placas de piso frio e das estruturas escuras. Lembrando que na nossa casa é interessante prevermos espaços para acabamentos que tornem o solo permeável, como brita, grama, seixos etc. Espaços completamente cobertos com placas cerâmicas podem empoçar água e até quebrar conforme as raízes das plantas se desenvolvem. Sem contar que a nossa casa fica com cara de ambiente comercial, mesmo, e não de casa.

Mais uma imagem do tour virtual, do “antes”, aqui em cima, com as folhagens ainda muito novas e as jabuticabeiras desfolhadas.

E o “depois”, em um dos meus registros, com os canteiros tomados pelas plantas, já crescidas e as árvores verdinhas. Nesta foto podemos ver a presença das espadas de São Jorge junto a outra folhagem de hastes longas e folhas médias, que chegam a cobrir as espadas. Ainda não identifiquei a espécie, mas achei interessante combinar a espada com outra planta de movimento e leveza.

Podemos aprender muito observando os espaços, sobretudo quando formos criar os ambientes na nossa casa. Lembrar que algumas árvores perdem as folhas é fundamental quando queremos ter um espaço sempre verde. Se tiver um terreno amplo, pode combinar árvores perenifólias com caducifólias, como a jabuticabeira. O conjunto de filodendros, marantas e samambaias dá muito certo, assim como a combinação da espada de São Jorge com outras plantas sucetíveis ao vento para trazer movimento ao jardim. Madeira e pedra funcionam maravilhosamente e a água é sempre um item muito bem-vindo, por ser o elemento que viabiliza a vida.

Agora eu quero saber de você: o que achou desse espaço? Tem algum aspecto que você notou e que não foi mencionado na postagem? Comenta aqui nos comentários ; )

Fotos e texto de minha autoria, Juciéli Botton, para a Casa Baunilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *