SÍTIO

Mais 4 livros e um calendário para entender o campo

Depois da postagem sobre os 8 livros de sebo para entender o campo, A Árvore-Mãe de Suzanne Simard e O Caibalion, trago aqui mais 4 livros que me acompanham nos estudos sobre os processos e interações no campo, além de um calendário biodinâmico que auxilia no plantio e na compreensão dos ciclos naturais.

Foi buscando conhecimento sobre plantar alimentos e cuidar de ambientes naturais que acabei encontrando um conteúdo que nunca se encerra nos títulos. Construir a vida mais próxima do que é natural me leva para longe, me faz olhar para questões filosóficas, entender como caminhar nessa vida de uma maneira mais humana.

E para você que também está nessa busca, compartilho aqui mais alguns livros que me auxiliam na jornada. Precisamos estudar para decifrar as mensagens do meio, uma vez que as plantas falam, os animais falam, tudo está nos dizendo alguma coisa.

Sou fascinada por abelhas e há tempos estudo sobre as nativas. Há muitas cartilhas sobre o manejo de abelhas sem ferrão, elaboradas por órgãos competentes na área, disponíveis na internet. Depois de fazer a leitura desses materiais, também procurei por livros e encontrei este, Criação racional de abelhas nativas sem ferrão: meliponicultura, de um autor cuja obra é bastante variada, inclusive sobre a área financeira. O livro reúne as informações que precisamos saber de princípio sobre as abelhas nativas, desde a anatomia até o passo a passo da elaboração de iscas. Criação racional de abelhas nativas sem ferrão: meliponicultura, Rubie Giordani, Editora Clube de Autores, 2021, Primeira Edição.

Também estudo sobre sistemas integrados entre plantas e animais. A cooperação entre os elementos no campo, com que todos se beneficiam, não pode ser ignorada por quem busca entender sobre a agricultura e o manejo de ambientes naturais. A Ana Primavesi, referência na área da agricultura e da ecologia, tem um livro específico sobre isso, o Manejo ecológico de pastagens em regiões tropicais e subtropicais – aliás, ela tem uma vasta bibliografia sobre tudo que se possa imaginar, incluindo sobre a importância do solo vivo. Ler tudo que ela já publicou é um dos meus objetivos. Manejo ecológico de pastagens em regiões tropicais e subtropicais, Editora Expressão Popular, 2019, Primeira Edição.

Outro livro do campo das cooperações e interações é o Sistema Frutipastoril Biodinâmico Ovelha e Figo. A obra caiu como uma luva em meio aos nossos projetos, porque adoramos figo e consideramos a ovelha um animal de manejo mais facilitado em comparação à cabra, que escala tudo e todos e arranca até as roupas no varal hahaha. Ilustrações de Mônica Stein Aguiar, uma delas, inclusive, ilustra a capa desta postagem – cliquei uma foto da página do livro. Sistema Frutipastoril Biodinâmico Ovelha e Figo, Muito além de uma simples integração, Kathia Possa, Editora Insular, 2016.

A obra Fundamentos da Agricultura Biodinâmica: vida nova para a terra traz o conteúdo ministrado no curso que Steiner ofereceu, em 1924, a um grupo de agricultores que queriam usufruir da visão antroposófica, ancestral e ecológica nos plantios e manejos do solo. Quando iniciei os estudos sobre agricultura defini começar com o olhar já ampliado, e a agricultura biodinâmica ensina sobre essa visão integrada do ambiente, considerando todas as forças que influenciam a vida na Terra. Fundamentos da Agricultura Biodinâmica: vida nova para a terra, Rudolf Steiner, Editora Antroposófica, 2017, quinta edição.

O calendário biodinâmico auxilia na compreensão dos ciclos dos elementos influenciadores do ambiente e, por consequência, da agricultura. É muito interessante a história da alemã que resolveu semear rabanetes todos os dias, durante 1 ano, repetindo o experimento nos outros anos, também com variadas hortaliças, observando que as plantas desenvolviam mais, ou menos, diferentes partes da planta dependendo em qual fase do ciclo a Lua se encontrava, dando início à agricultura biodinâmica. O material desenvolvido pela Associação Biodinâmica consiste em uma agenda e um calendário em forma de pôster em que também podemos fazer anotações. Ambos trazem orientações sobre os céus, mês a mês, dia a dia. Ainda vem um marca-página com a legenda explicativa dos ícones do calendário.

Tomamos nota de tudo que acontece na nossa horta, sobre como as hortaliças estão se desenvolvendo, pontos positivos e negativos das nossas ações como forma de aprendizado. Uma das ideias da Permacultura é que o aprendizado venha da prática. E é isso que o Bruno e eu tentamos fazer, dia após dia. Atuar, criar, produzir para, então, aprender com as nossas ações. Reajustando os processos a cada resultado.

E você, tem alguma sugestão de leitura dentro do contexto da agricultura? Deixe o teu comentário aqui ; )

Fotos e texto de minha autoria, Juciéli Botton, para a Casa Baunilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *