Vida e Carreira

As 7 ondas de ano novo dão lugar às 7 leis herméticas

Ah, os ciclos e seus recomeços. Os rituais, os símbolos. Que animais curiosos nós somos com todo o repertório que elaboramos em torno dos acontecimentos naturais e cósmicos.

Depois de ler A Árvore-Mãe, de Suzanne Simard, escolhi aprofundar os estudos sobre os 7 princípios herméticos como uma forma de entrar no novo ano com o pé direito. A centenas de quilômetros da praia mais próxima, em vez de pular as sete ondas como ritual para bem começar 2024, escolhi mergulhar nas páginas da obra Caibalion | Estudo da filosofia hermética do Antigo Egito e da Grécia.

Pensar sobre a condição humana é uma boa maneira de começar um novo ciclo, como este que dura 365 dias. No caso de 2024, 366 dias. Temos uma chance bônus de atingir nossos propósitos e tentar, a cada dia, avançar 1 milímetro em direção à condição de sermos humanos melhores.

A edição que tenho em mãos é a da editora Pensamento, de capa verde e formato pequeno, perfeito para disputar um lugar na superfície da mesinha de cabeceira, junto ao abajur, o creme para os cotovelos, o copo d’água, o bloco de notas e a caneta.

Não que o Caibalion seja uma leitura para antes de dormir, pelo contrário. É preciso estar bem desperto, para despertar ainda mais. A questão é que se trata de uma obra tão fundamental que deveria ter lugar cativo ao nosso lado, para sempre ser consultada.

Por isso revisitar as 7 leis de Hermes Trismegisto, que regem o universo, se tornou meu ritual de passagem de ano. Podem faltar as 7 uvas, as 7 ondas, a roupa branca e a lentilha. Mas a busca pelo conhecimento que pode trazer mudanças efetivas na prática do dia a dia está garantida.

Para aprofundar os estudos, além do livro, lanço mão de um arsenal valioso e gratuito, que são as memoráveis palestras da professora Lúcia Helena. Uma para cada capítulo do Caibalion. Portanto, 15 palestras, 15 vídeos sequenciais disponíveis no Youtube.

Vou compartilhar a primeira palestra, correspondente ao primeiro capítulo, aqui:

Tenho por hábito escutar as palestras da Lúcia Helena enquanto trabalho. Só a voz dela já me acalma. O conteúdo, então, eleva todos os sentimentos e ações do dia. Amo.

Além da obra impressa, escrita em 1908, e das palestras, também tenho o apoio do livro escrito pela própria Lúcia Helena: Para entender o Caibalion.

As 7 leis são a verdadeira “onda” que não deveria passar nunca. Que toma corpo, volume d’água, em todas as fases da nossa vida, nunca chegando a quebrar, porque os questionamentos e a busca por compreensão deveriam ser eternos. E se a onda nunca chega ao raso, não haverá feridos nem mortos.

Agora eu quero saber de ti, qual é a leitura que te acompanha nesse fim e início de ciclos? Comenta aqui embaixo ; )

Fotos e texto de minha autoria, Juciéli Botton, para a Casa Baunilha.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *