RECEITAS

Peixe de domingo

Demorou – até porque, domingo é um dia preguiçoso mesmo – mas aqui está o almoço e o jantar de hoje. Aqui em casa, trocamos o churrasco por peixe assado e alguns toques especiais. Mas não é pra variar, é que a gente gosta de uma comidinha leve mesmo.

 

 

Assamos, em uma fôrma com grelha, duas tainhas inteiras – porém, limpas – temperadas com sal e limão. Recheamos com alecrim, alho-poró e cebolinha picados. Fechamos com palitos.

Ainda em cima da grelha, acomodamos uma cabeça de alho inteira (com casca) e tomates, também inteiros – retirei a parte seca do cabinho fazendo um pequeno buraco, e ali coloquei manjericão.

Para acompanhar, batata-doce cozida inteira, com casca, na panela de pressão por 10 minutos.

O alho, na casca, cozinha e fica pastoso, perdendo a ardência mas conservando o sabor.  A batata-doce fica ainda mais gostosa se regada com um bom azeite de oliva, já no prato.

Para bebericar, vinho tinto seco cabernet sauvignon. Tínhamos um chileno, de 2010, muito bom. Mas, se você quiser saber que vinho combina com o quê, vide o blog especializado mais próximo. Aqui na Casa Baunilha a gente combina o que a gente gosta, o que dá na telha. Isso é o melhor de tudo.

 

Fotos e texto: Juciéli Botton para Casa Baunilha

2 Comentários

    • Juciéli

      Hahaha, que bom! Basicamente foi o que coloquei ali. E geralmente aqui a gente faz tudo no olho quando vai inventando né. Eu gosto de tudo bem temperado, então, no recheio do peixe, coloquei bastante alho-poró e cebolinha, que soltam “água” e não deixam o peixe secar. E esse prato é bem à moda do slow food, para ser degustado bem à vontade, sem pressa, bebendo vinho e conversando sobre as coisas da vida, rsrs. Qualquer dúvida, chame. Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *