Curitiba,  Paraná,  Por aí

O décor do Botanique de Curitiba | PR

Faz dois posts que eu venho compartilhando o meu roteiro turístico na cidade de Curitiba (clique aqui para o dia 1 e aqui para o dia 2). Mas agora, neste post, vamos ao que interessa: DECORAÇÃO.

O que me atraiu no Botanique Bar Café Plantas foi a decoração. O estilo é bem o que eu gosto, uma mistura de itens vintages e elementos modernos com o verde e o frescor das plantas. O que eu ainda não sei fazer é combinar cores nas paredes tão bem assim. Como vocês poderão conferir, tem muitas tonalidades nas paredes e tudo parece que orna.

As prateleiras do bar unem canos metálicos bem grossos com a textura da madeira. E por aqui já podemos visualizar três tonalidades quentes entre rosa, coral e cereja. O balcão com padrão de pedra e as frutas expostas trouxeram um arzinho de frescor, criando uma área fria, digamos assim, produzindo um contraponto às cores das paredes. Adorei a luminária. Aliás, a iluminação nesta parte da casa segue um padrão em metais dourados, mas em formatos variados.

 

O azul e o amarelo se juntam aos tons rosados.

 

Aqui, mais uma luminária no estilo metal dourado. Eu adoro o reaproveitamento de janelas de ferro e vidro. Elas são muito úteis para dividir ambientes com leveza, sem isolar totalmente os espaços e ainda aproveitando a luminosidade total dos cômodos. Adorei esse canto. E ficou mais interessante ainda o fato de alguns quadrados da grade terem vidro e outros não.

 

O Botanique é a junção de duas marcas: a Negrita Bar e a Borealis, loja de plantas e acessórios para o jardim nosso, particular. Este é o canto verde do Botanique.

 

Mais uma grade de janela resgatada. Notem que ela não possui vidros. Somente a parte metálica faz a divisão dos ambientes com leveza. Leiteira de louça trabalhando como vaso para arranjos de plantas e flores é um caminho que a gente já sabe trilhar. Quem tem em casa conta aí nos comentários.

 

Criado mudo reflorestado. Papel de parede marcante. E vejam que a altura do rodapé foi ampliada com uma faixa gold bem acima.

 

Soro na veia para lidar com esses lavabos, por favor. Olha como pouquíssimos objetos, mas fofos, criam um pequeno mundo de referência vintage. Eu tenho notado que muitas das reformas que vejo por aí vêm produzindo áreas molhadas dessa forma, com poucos azulejos na zona de respingo e, no restante, alguma cor interessante. O resto do charme ficou por conta do trio espelho + saboneteira + pia vintages. O clima todo se dá pela mini selva. Cadê o soro, gente? Rápido!

 

Se não me engano, o conjunto de louça que traz uma peça de cada lado dos azulejos, em art déco, eram luminárias. Como nada se perde, tudo se reaproveita, viraram vasinhos de parede.

 

Nem a Eliana, nos áureos tempos de Bom Dia & Cia, sabia que podíamos fazer isso com papel, cola e tesoura sem ponta. Amei.

 

O Botanique também tem uma área externa, onde o pessoal faz happy hour ao som de discotecagens e até reuniões de trabalho. Banheira sempre rende, não é mesmo?

 

Este bolo vem acompanhado de um creme quente de baunilha. A-do-ro docinhos úmidos. Este se chama Tarta de Santiago, uma torta galiciana com origem na Idade Média, feita com ovos, amêndoas, limão e canela. E contrastando na temperatura, para beber escolhi uma das misturas interessantes de suco refrescante, vou até colocar aqui a lista pra vocês verem a variedade e as combinações. Escolhi o de pepino, maçã, limão, gengibre e hortelã. Foi difícil decidir.

Pintou tá novo, não é mesmo, minha gente? Adorei a fachada do prédio dos anos 50 com esse efeito gráfico incomum e o casamento do neon com as plantas.

 

O Botanique te acompanha em todos os momentos do teu dia. Ele abre cedo da matina, começando pelo café da manhã e servindo até pratos para o almoço. Quero aproveitar e agradecer à equipe do Botanique que permitiu que eu fotografasse. Como dizia a música dos anos 90, tudo que é bonito é pra se mostrar. E boas ideias de decoração e reaproveitamento a gente precisa compartilhar.

 

Até o próximo post sobre algum lugar interessante de Curitiba.

 

Fotos e texto: Juciéli Botton para Casa Baunilha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *