RECEITAS

Lasanha de pão de fôrma com o que tiver na geladeira

Esta é uma receita ótima para aproveitarmos o que temos na geladeira. No meu caso, para dar fim a produtos que há muito eu tinha banido da minha vida e que por motivo de força maior foram parar na minha cozinha. Como o pão de fôrma industrializado, ou pão de sanduíche, como também é chamado. Faz tantos anos que deixei de comer que nem lembro direito. E o presunto também.

Foi só dar a primeira mordida no pão de fôrma para me lembrar porque tinha banido ele. Então foi um tal de “preciso dar um jeito de consumir esse pão de uma maneira mais atrativa, disfarçando o gosto e usando muitas fatias de uma só vez”. Não deu outra: criei uma lasanha usando o pão de fôrma como se fosse a massa.

E você, abra a cabeça e substitua os ingredientes conforme o que você tiver em casa.

 

I N G R E D I E N T E S

  • 1 tomate
  • 1 abobrinha pequena (a minha era meio grandinha e não usei toda)
  • Mussarela fatiada
  • Presunto fatiado
  • Fatias de pão de fôrma
  • Dois ovos
  • Creme de leite (caixinha)
  • Noz moscada para ralar na hora
  • Azeite de oliva extravirgem
  • Sal
  • Azeite/óleo para untar

 

F Ô R M A

Usei uma fôrma de vidro que dá, certinho, duas porções.

 

P R E P A R O

1. Legumes

  • Descasquei o tomate e piquei em meias luas (parti ao meio na altura, depois ao meio de novo e assim sucessivamente. Mas pode picar da forma que preferir. Ele vai dar a suculência necessária para a lasanha não ficar seca e não grudar na fôrma)
  • Descasquei e piquei a abobrinha em fatias redondas e finas.

2. Mistura de ovos:

  • Em uma tijela, bato um pouco, com um garfo, dois ovos (sempre quebro eles separadamente em caso de estarem estragados). Ralo a noz moscada, adiciono sal e misturo bem. Depois adiciono um pouco do creme de leite. Digamos, 1/3 da caixinha. Talvez um pouco mais.

 

M O N T A G E M

  1. Unto com azeite a fôrma de vidro.
  2. Coloco um pouco do tomate, que vai soltar água e impedir que a fatia do pão grude no vidro.
  3. Coloco algumas fatias de abobrinha também.
  4. Pego duas fatias do pão e vou apertando com as mãos para ficar mais fina. Posiciono duas fatias lado a lado. E com outras fatias de pão (também apertadas), vou rasgando e preenchendo os cantos e frestas, pois a minha fôrma é maior que duas fatias lado a lado.
  5. Com uma colher, vou colocando e espalhando a mistura dos ovos sobre a camada de pão. O suficiente para molhar o pão. Deixe sobrar para a próxima camada de pão. Ou faça mais da mistura de ovos, esta é uma receita flexível nas quantidades.
  6. Coloco o presunto. Uma fatia inteira sobre cada pão inteiro.
  7. Coloco o queijo. Uma fatia inteira sobre cada fatia de presunto e, com o mesmo processo do pão, vou rasgando outras fatias de queijo e cobrindo as frestas. Eu não fiz isso com o presunto mas você pode fazer se quiser. A lasanha é sua.
  8. Repito o processo de camadas: tomate, abobrinha, pão, mistura de ovos, presunto e queijo.
  9. Salpiquei um pouco de sal. Mas lembre que a mistura de ovos leva sal e o presunto tem alto teor de sódio, assim como o pão e o queijo também têm sódio.

 

F O R N O

  • Pré aquecido. Quando coloco a fôrma, aumento um pouco o fogo. Sabe como é, fome!
  • Eu não sei dizer o tempo. Eu verifico de vez em quando e ao ver que a mistura do ovo já deu uma encorpada, o queijo derreteu e o presunto deu aquela viradinha nas bordas, considero pronto. Mas você pode deixar mais, esperar o queijo dourar bem, os cantinhos do pão darem uma tostadinha. Mas olha, é num piscar e olhos.

 

E num piscar de olhos a gente detona.

O azeite de oliva extravirgem eu apliquei quando servi meu pedaço no prato. Um fio.

 

Ficou uma delícia. Invente a sua com versões sem carne, ou com uma sobra de carne (aquela feita na pressão, se desfiando) ou em vez de abobrinha usem outro legume, ou em vez de presunto, usem peito de peru. O que tiver na geladeira. Esse é o espírito.

Até a próxima receita.

 

Fotos e texto: Juciéli Botton para Casa Baunilha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *