RECEITAS

Cardápio pós-folia: caldinho de feijão e sopa de feijão

 

Atenção, atenção, meu povo e minha pova. Este post é dois em um porque você leva pra casa duas receitas pelo preço de uma. Mas também, não é pra menos. Pra bater de frente contra a ressaca de Carnaval, nada melhor do que uma receita pra levantar defunto, aquela de “sustância”. Primeiro, vou mostrar como se faz um caldinho de feijão delicioso e que, depois, ainda pode virar a famosa sopa de feijão, apenas acrescentando massa, pra quem gosta da mistura. É para agradar gregos e troianos.

A sopa de feijão é um prato tradicional do pós-carnaval que a minha avó, Glaci, faz pra recuperar os zumbis que estão por debaixo de fantasias mais simpáticas. Eu adaptei a receita de acordo com os temperos que gosto e principalmente com técnicas a que já estou acostumada, como o demolho do feijão.

Quem quiser fazer somente o caldinho de feijão, segue somente a primeira receita. Quem preferir a sopa de feijão, faz o caldinho de feijão e depois continua com a etapa da sopa.

 

CALDINHO DE FEIJÃO

 

1. Primeiro faça o demolho do feijão. Coloque duas xícaras de feijão em uma tijela e cubra com água, deixando de molho da noite para o dia. Isso deixa os grãos ainda mais macios e fáceis de serem amassados, engrossando ainda mais o caldo, além de retirar as impurezas que geram os indesejáveis gases. Depois, escorra a água do demolho.

2. Coloque o feijão na panela de pressão com 8 xícaras de água cobrindo os grãos. Eu ainda coloquei 8 beterrabas pequenas descascadas e inteiras para, além de acrescentar vitaminas, deixar o caldo ainda mais escuro. Mas é opcional. Depois de pegar pressão, deixo cozinhar por 15 minutos. Abro a panela e retiro as beterrabas, que podem ser refrigeradas e servidas como salada.

3. Hora de temperar. Em uma frigideira, óleo e manteiga para refogar 1 cebola grande picada, 6 dentes e alho e 1 pimenta dedo de moça picada, sem as partes brancas e as sementes.

4. Adicione o refogado no feijão, acrescente sal a gosto e deixe ferver por aproximadamente 10 minutos, só para absorver os temperos.

5. Coloque o feijão numa tijela e, com a ajuda de um amassador de batatas ou outro utensílio, amasse os grãos. Depois, coe com um escorredor de massa sobre a panela novamente, onde você pode esquentar o caldinho por mais alguns minutos antes de servir.

Para decorar: folhas de manjericão e pimenta biquinho.

Está pronto!

 

SOPA DE FEIJÃO

 

Com o caldinho de feijão fervendo na panela, acrescente a massa, em quantidade necessária de acordo com o tipo de massa que você gosta. Eu usei a massa caseira de número 2, que vem em formato de ninhos. Coloquei 5 deles. Deixe ferver até o tempo de cozimento da massa, ou até ficar al dente, de acordo com a sua preferência.

 

 

Para decorar: folhas de manjericão e pimenta biquinho.

Está pronta!

Eu já comi todo o caldinho e a sopa que fiz para ilustrar este post e estou fazendo mais. É bom demais.

 

Fotos e texto: Juciéli Botton para Casa Baunilha

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *