DECORAÇÃO,  DIY

DIY: Forro para almofada de tricô

 

Minha avó Glaci criou, em tricô, esta capa de almofada lindona. Adoro essas caseirices que transformam uma casa em um lar, com aquele aconchego que só as tramas do feito à mão proporcionam ao nosso bem estar. E, além disso, eu também adoro me cercar desse referencial e dessa lembrança, pois apesar de estarmos resgatando o faça você mesmo hoje em dia e valorizando os trabalhos artesanais, essa almofada foi feita por uma mulher nascida e criada na roça, que fazia tudo – e tudo é tudo mesmo – de forma artesanal, como o próprio sabão, as próprias cobertas, além de plantar o próprio alimento,  bem como criar e preparar os animais para as refeições. Por isso e, mais uma vez, adoro me cercar desse referencial e de lembranças das pessoas da minha vida.

 

E em se tratando de tricô, dependendo do ponto usado, a trama pode ficar bem aberta, com “furos” por toda a extensão, que foi o que apresentou a capa da almofada que a minha avó fez. Como o enchimento de almofada que eu tinha era aquele que vem pronto da loja em um quadrado de TNT branco, eu não queria que a cor clara ficasse visível sob a trama aberta do tricô. Então eu criei, à mão, um forro com tecido de tonalidade próxima à da lã. Este forro poderia muito bem ser a própria capa da almofada, dependendo do tecido, se estampado ou de uma cor que você goste. Por isso, o passo a passo a seguir pode te ajudar a criar capas de almofada também.

 

CAPA

Faz muito tempo que não faço tricô e conheço uns dois pontos, apenas. Se eu voltasse a tricotar alguma peça, teria de pedir ajuda a minha avó para relembrar. E agora que já apresentei meu nível de tricô para vocês, posso dizer que tudo que sei é que a vó fez um grande quadrado, começando pelo centro e aumentando de dentro para fora, até chegar nos 52x52cm. Ela fechou o quadrado em 3 lados, deixando apenas um aberto para que eu colocasse a almofada. O formato da capa ficou maior que o tamanho padrão de um enchimento de almofada porque eu não queria que a trama do tricô se esticasse caso ficasse muito justinha. Queria que a capa ficasse “de boas”.

 

FORRO

Então chegou a minha vez de fazer alguma coisa nesse faça você mesmo: o forro. Para o forro, eu escolhi o tecido pela cor, uma que ficasse próxima do tom da lã. Depois eu fui saber, pela vendedora da loja, que se tratava do tecido Oxford. Ele desfia bastante, tem que tomar cuidado no manusear e na hora de costurar.

 

MEDIDA

Não confie nas embalagens, você precisa medir a sua almofada fora dela, para saber em que tamanho cortar o tecido do forro. O enchimento de 45x45cm eu comprei na Leroy Merlin, de fibra siliconizada, aquela bem macia, que desliza fácil se você aperta e movimenta os dedos. Como medir: coloque o começo da fita métrica a partir da costura de um dos lados e vá até a costura do lado oposto. Como mostra a foto, a minha mediu 46cm.

Você quer que o forro fique bem justinho ou folgado? Eu quis que o meu ficasse folgado e então marquei no meu tecido 50x50cm. Eu quis garantir que não apertasse o enchimento e que ficasse fácil de colocar. Você ainda pode fazer menor, com folga de apenas 1 ou 2 cm.

 

COSTURA

Você quer que o forro fique para sempre na sua almofada ou quer retirá-lo para lavar e trocar o enchimento quando este perder o volume? Na primeira opção, você deverá costurar nas 3 laterais que ficaram abertas (costura duas, coloca o enchimento, costura a terceira). Como em uma delas você apenas dobrou o tecido, não precisa de costura. Na segunda opção, que foi a minha, costuramos apenas em 2 laterais, na terceira eu terei de aplicar algum sistema que permita a retirada do forro, seja zíper, botões com casa ou botões de pressão, que foi o que escolhi porque eu já tinha – além de práticos, pois não preciso fazer a casa do botão.

Atenção: tem um lado melhor para costurar os botões: o que já vem com acabamento de fábrica, como mostra a foto acima. É o lado que não corre o risco de desfiar. Então aproveitamos e deixamos para costurar as laterais que desfiariam.

Atenção 2: certifique-se de costurar o lado avesso do tecido (se houver).

 

MATERIAIS

Botões de pressão, linha e agulha.

 

PONTO

Olha, eu simplesmente fui fechando as laterais em movimentos circulares de costura. Segurei as duas partes do tecido de forma alinhada e fui furando e atravessando com a agulha e passando por cima para furar o tecido novamente. Eu não tenho técnicas avançadas de costura à mão, e quis justamente mostrar para você que é possível fazer isso sem saber fazer perfeito.

Olha como ficou a costura no lado em que o tecido desfiou mais. E vida que segue. Não podemos perder pra um almofada, não é mesmo? E lembre-se: a costura ficará para dentro depois de desvirar o tecido.

 

FECHAMENTO

Desvire a capa (lembra que você costurou pelo lado avesso do tecido? me diga que você costurou pelo lado avesso…). Certifique-se que as duas partes do botão de pressão estejam alinhadas. Pode marcar com um giz ou alguma outra coisa cuja marcação saia depois, como alfinetes. E então é só costurar cada parte do botão de pressão nos seus respectivos lados do tecido.

 

Depois, é só fechar, colocar a capa de tricô e, com um pedaço da lã que sobrou, fechar a capa passando o fio da lã entre os furos da trama. Uma agulha de crochê pode facilitar o processo. Ou, ainda, dá pra amarrar a extremidade do fio de lã num palito de dente. Quando precisar remover a capa, é só cortar o fio.

 

 

 

 

 

A artesã. A vó Glaci.

 

Quando minha vó criou a capa, ainda era friozinho. Eu que me atrasei na produção do forro. E eu adoro essa tonalidade, já imaginando aquele ponto de cor caloroso num dia frio de inverno em Porto Alegre.

 

Até o próximo faça você mesmo.

 

Fotos e texto: Juciéli Botton para Casa Baunilha

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *