Por aí,  São Paulo

3 exposições incríveis e gratuitas para ver em São Paulo

O que será o vermelho vertical em Antropofagia? Que mistério é esse? Quem souber não me fale, por favor, adoro não saber. Que coisa que destoa e ao mesmo tempo parece que orna com todo o resto. Instigante até não poder mais. Enfim.

No fim de semana do dia 22 de junho estive em São Paulo e fui a 3 exposições que me deixaram pulando em plena Paulista de tanta felicidade. Uma da artista que adoro de paixão, a Tarsila (do Amaral, para quem conhece mais de uma) e outras duas sobre assuntos que me interessam demasiadamente: ilustração, design gráfico e trabalho artesanal. Todas na Avenida Paulista

 

Tarsila Popular

Na terça-feira é de graça. Paguei R$40 porque fui no sábado, comprei o ingresso pela internet e era uma das primeiras da fila. E mesmo assim, num dia pago e chegando uma hora e meia antes das 10h da manhã, encheu muito. Filas quilométricas para ver Tarsilão. E que bom! Ah, lembrando que o ingresso é para o museu todo. Além do andar dedicado à Tarsila, há outros níveis no prédio com obras incríveis.

Vocês também ou sou só eu que enxergo a Tarsila em cada rosto da obra Operários? Boca de coração, côncavo sob as sobrancelhas bem demarcado, divisão do cabelo, nariz.

Vai até o dia 28 de julho, no MASP. Clica aqui para saber mais.

 

Coleção Brasiliana Itaú

No final dos anos sessenta, Olavo Setubal, um dos líderes do Banco Itaú, começou a colecionar registros artísticos e históricos do Brasil. O acervo possui mais de 12 mil itens, visto como o maior de uma empresa privada da América Latina. Há ilustrações detalhadas de plantas e animais, além de paisagens da mata brasileira praticamente intocada. Desenhos de índios eram feitos pelos europeus só de ouvirem falar, sem nunca terem visto os nativos.

 

A curiosidade sobre a densa e virgem mata brasileira era enorme entre os europeus que só ouviam falar. Então muitos foram desafiados a conseguirem adentrar na mata e representar fielmente o que viam. Esta é uma das primeiras ilustrações, presente em uma parte da exposição que fala sobre o desafio de representar a floresta brasileira.

 

Dezenas de ilustrações de animais e plantas da fauna e flora brasileiras cobrem as paredes do primeiro espaço da exposição. Se eu tivesse um material semelhante, decorava as paredes da minha casa assim.

No Itaú Cultural, Avenida Paulista, 149.

 

Japão 47 Artesãos

Artesãos de cada província do Japão foram escolhidos para expor seus trabalhos de design feitos com materiais diversos, como madeira, metal, vidro, cerâmica.

Este trabalho combinava a madeira e o vidro. Nas imagens abaixo, recipientes de cerâmica e cortiça e, na direita, vasos cúbicos e retangulares de metal.

O alto nível dos trabalhos, a qualidade incrível de execução e de acabamento denunciam a excelência japonesa quando o assunto é o fazer com as mãos.

Até 17 de julho na Japan House, Avenida Paulista, 52.

 

E, de quebra, logo na entrada há uma exposição de cartazes de designers gráficos japoneses. Sensacional.

 

Fotos e texto: Juciéli Botton para Casa Baunilha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *