Canela,  Por aí,  Rio Grande do Sul,  Serra Gaúcha

Cascata do Caracol em Canela com chuva? Vai ser lindo igual

É tempo de chuva, muita chuva, aqui no Rio Grande do Sul. Então não fique frustrado se chover no dia em que você estiver se dirigindo à Serra Gaúcha para ver a maravilhosa Cascata do Caracol. Principalmente porque ela fica linda igual.

Eu sei, ninguém quer viajar ou simplesmente fazer um passeio no fim de semana e, na hora h, chover. Porém, em se tratando de lugares a céu aberto, no que diz respeito à mãe natureza, é melhor aceitar que dói menos, como dizem. Só que aí é que está. Não deveria doer pois é lindo igual. A natureza só mudou de traje, sabe? Digamos que um dia de sol é quando ela veste sua roupa mais social, aquela com a qual será bem aceita em qualquer situação. Já a chuva e o céu cinza indica que está mais à vontade, com aquele moletom super confortável de andar em casa.

A gente é condicionado a nos sentirmos frustrados quando temos de encarar uma paisagem que não reflete a luz do sol. Mas por que será isso? Por que não aproveitar, também, o lado interessantíssimo que existe na névoa branca surgindo das entranhas da mata, nas gotas d’água sobre as folhas, no céu que a gente olha e não sabe onde vai dar, naquela atmosfera meio apocalíptica?

Interessante como somos ensinados a nos frustrar. Claro que não estamos falando aqui de estradas de chão que viram atoleiros, vias bloqueadas e atrações suspensas por causa da chuva. A questão é como o nosso passeio pode ser maravilhoso ou não, dependendo apenas do jeito como encaramos a situação.

Claro que cada um vive a sua experiência do seu jeito, se frustra ou não de acordo com suas expectativas. Mas uma coisa é certa: muitas vezes, o que podemos chamar de comportamento de manada pode nos impedir de termos um dos melhores momentos em determinado lugar.

 

À esquerda, podemos ver a torre de observação no meio do verde e, um pouco mais embaixo, uns pontos coloridos. São as pessoas sobre o mirante suspenso que fica no Parque do Caracol. Por muitos e muitos anos, era o único jeito de visualizarmos a cascata. Em primeiro plano, as colunas de um dos pontos do bondinho aéreo, no Parques da Serra, inaugurado em 2013 – a propósito, essas fotos são dessa época.

 

No terceiro nível do bondinho é possível ver a mata densa sobre a área que antecede a queda da água.

Para quem avança a serra em direção à Cascata do Caracol, a primeira entrada que aparece é a do Parque do Caracol, onde há a cascata, o mirante suspenso, a torre de observação, a escadaria de 730 degraus (a Escada da Perna Bamba), além das trilhas, restaurante e artesanato. Já a entrada para o Parques da Serra, onde está o bondinho aéreo, fica um pouco mais para cima na estrada.

Tá chovendo? Que tal um passeio?

Fotos e texto: Juciéli Botton para Casa Baunilha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *