Canela,  Gramado,  Por aí,  Rio Grande do Sul

9 Parques e praças gratuitos em Gramado e Canela para passear com o cão

Há quem pense que viajar com o pet é limitador pois não são todos os espaços que aceitam nosso amigo de quatro patas. Só que experimentamos o contrário. Levar o Rogerinho na viagem para a serra gaúcha nos fez dar atenção a lugares que talvez nem cogitaríamos conhecer, tanto espaços para hospedagem, quanto para passeios e alimentação. Como falei na publicação anterior, viajar com o cão requer planejamento e, dessa forma, pudemos mapear lugares bacanas para conhecer na companhia dele. Sem mencionar que passamos mais tempo abraçados pela natureza, coisa que a gente adora. As sugestões desta publicação contemplam 9 espaços ao ar livre com entrada gratuita, 2 em Canela e 7 em Gramado, desde grandes parques até praças menores, que ajudam na rotina de levar o cão para aqueles passeios de rotina.

1) PARQUE LAJE DE PEDRA

O Parque Laje de Pedra fica em Canela, em um condomínio de entrada controlada, mas bastou um de nós apresentar um documento na primeira vez que fomos. Nas demais, apenas nos identificamos nas cancelas. O mirante tem uma vista espetacular, voltada para o Sul, para o Vale do Quilombo. Há, também, uma queda d’água, lagos com áreas gramadas e patos que circulam soltos. | Acesso com identificação. Consulte os horários. R. José Marquês Guimarães, 2-4, Parque das Hortênsias, Canela, RS.

O Rogerinho sobre o muro do mirante do Laje de Pedra. De costas para a vista e focado nas cadelas e nos milhares de cheiros fluindo pelo ar. Cada um com seus interesses.

A vista é linda por demais e o sol era o da manhã, que deixa o morro, à esquerda, sombreado.

Já esta luz dourada, banhando o morro, é do pôr do sol.

Um dos lagos do Parque Laje de Pedra e seus habitantes. O dia estava nublado neste dia mas, mesmo assim, as paisagens compensavam com esse clima bucólico.

Em outro dia, ficamos até anoitecer. Consegui capturar o patinho no reflexo do sol no lago. E a lua, um espetáculo, como sempre.

2) PARQUE DO LAGO

O parque do lago fica fora do fervo turístico de Canela, o que a gente adora – fica a apenas 5 quadras da Catedral de Pedra. É mais tranquilo, circulam menos pessoas e a gente acaba conhecendo um pedaço trivial da cidade. O Parque do Lago tem uma área ampla, com estacionamento gratuito no entorno, pistas para caminhada, corrida, bicicleta e skate, além de pracinha para as crianças. | Acesso livre, 24 horas. Rua Ignácio Saturnino de Moraes, Bairro Eugênio Ferreira, Canela, RS.

3) PRAÇA DAS ETNIAS

Esta praça em Gramado é bem turística. Encontramos casas de artesanato e produtos coloniais, como a Casa do Colono, além do Memorial Casa Italiana. Há, também, uma área com fornos de onde saem o pão com linguiça e as cucas, de vários sabores. Tudo quentinho, para comer sentado em um banco da praça ou levar para casa. As construções seguem a arquitetura colonial. O comércio e a gastronomia no entorno da Praça das Etnias fervem de gente em períodos de alta temporada – do outro lado da rua ficam a Cantina Pastasciutta e a Rua Torta. Por isso, se quiser fazer um passeio mais tranquilo com o doguinho, aconselho andar apenas alguns passos para a próxima praça nesta lista, que é perfeita para ficar sossegado com o pet. | Acesso livre, 24 horas. Av. Borges de Medeiros, 1848, Centro, Gramado, RS.

4) PRAÇA DAS ROSAS

Para chegar até ela, se você está na Praça das Etnias, em Gramado, dobre na Rua Emílio Sorgetz, caminhe uma quadra e você chegará na Praça das Rosas, menor, bastante arborizada e tranquila. Vocês terão mais sossego. Aliás, sempre encontramos vaga para estacionar nas ruas adjacentes à Praça das Rosas. | Acesso livre, 24 horas. R. Aquilino Libardi, Bairro Belverede, Gramado – RS.

5) PRAÇA JOSÉ ADRIANO FLESCH

Também não muito longe da Praça das Etnias está a praça José Adriano Flesch, em frente à rótula de uma das principais vias de Gramado. A praça é bem arborizada, com áreas gramadas e bancos. | Acesso livre, 24 horas. R. João Petry, 171-199, Bairro Belverede, Gramado, RS.

6) LAGO NEGRO

O Lago Negro é um dos cartões postais da serra gaúcha, sobretudo de Gramado. Leve a canga, os petiscos do cão, o chimarrão, bateria carregada no celular e a tarde será muito agradável sobre a grama, debaixo das sombras dos pinheiros. | Acesso livre, 24 horas. R. A. J. Renner, Bairro Lago Negro, Gramado, RS.

7) PARQUE CARRIERI

Se o Lago Negro estiver explodindo de gente e você quiser fazer um passeio mais tranquilo com o cachorro, vá caminhando até o Parque Carrieri, pois fica pertinho do Lago Negro. Há uma pista para bicicleta, uma estrutura para eventos e um mar de hortênsias. Inclusive, o Parque Carrieri também é conhecido como Parque das Hortênsias. Muitos fotógrafos levam seus clientes neste parque, que funciona como cenário natural. Lembrando que o auge da floração das hortênsias acontece em dezembro e janeiro. | Acesso livre, 24 horas. R. Casa da Juventude, 2-130, Bairro Lago Negro, Gramado.

8) LAGO JOAQUINA RITA BIER

O espaço conta com um lago artificial de 17 mil metros quadrados e araucárias quase centenárias. Durante o Natal Luz, o lago é palco de alguns shows. | Acesso livre, 24 horas. R. Leopoldo Rosenfeld, 919, Planalto, Gramado, RS.

9) PRAÇA MAJOR NICOLETTI

Ela fica de frente para a Catedral de Gramado, ao lado da Rua Coberta. Ou seja, dependendo da época, pode ficar lotada de gente. Há parreiras com plantas que fornecem sombra sobre os vários bancos, algumas áreas gramadas, além das inúmeras lojas e restaurantes no entorno. | Acesso livre, 24 horas. Av. Borges de Medeiros, s/nº, Centro, Gramado, RS.

Não esqueça de recolher o cocô e de levar uma garrafinha com água para jogar no xixi – sabe-se lá onde as bolinhas peludas vão inventar de se aliviar ; )

E não perca as sugestões de restaurantes em Gramado e Canela que aceitam o pet. Confira aqui.

Fotos e texto de minha autoria, Juciéli Botton, para a Casa Baunilha.

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *