Canela,  Gramado,  Por aí,  Serra Gaúcha

Gramado e Canela: Restaurantes que recebem o teu dog e você ainda come muito bem

Foi a primeira vez que viajamos para a serra com o Rogerinho. Quando saímos a passear juntos, sempre pesquiso antes quais são os lugares que aceitam o pet. Dessa forma, não ficamos sem saber para onde ir na hora em que a fome aperta, até porque, planejamento é o melhor amigo de quem tem o “melhor amigo”.

Fiquei muito feliz em saber que os lugares que eu já adorava eram pet friendly. A gente tem muita sorte pois o Rogerinho é um cão amável, tranquilo e não faz as necessidades nos espaços – o negócio dele é árvores, postes, arbustos.

Estive na serra gaúcha nesta última semana para celebrar o meu aniversário. Então, seguem aqui sugestões fresquinhas de lugares para você fazer uma refeição no capricho enquanto fica de olho na bola peluda que você ama de paixão.

 

EMPÓRIO CANELA

No Empório Canela há um deque externo de frente para a rua Felisberto Soares, onde podemos ficar com o pet. Parte do espaço é coberta, então é perfeito para nos abrigarmos do sol, da chuva e do sereno. Recomendo o risoto San Martin, o penne al limone com camarão e a sopa de capeletti de frango. O suco chamado Venenoso é delicioso. Para a sobremesa, o sorvete de paçoquinha com banana flambada (esta, do menu vegano).

Há um menu para os pets mas não chegamos a pedir, pois tínhamos alimentado o Rogerinho antes de sairmos.

Sorvete de paçoquinha com banana flambada. Ele não é exageradamente doce, então, é perfeito.

O Empório Canela é um espaço que abraça, também, uma livraria, a arte de vários artesãos e uma coleção de LPs que giram na vitrola e fazem a trilha do espaço. Ah, no balcão do caixa, recomendo levar os cones de Nutella da Maira Marques, coincidentemente feitos em Porto Alegre. Qualquer um deles é uma delícia, seja envolto em chocolate branco, meio amargo ou ao leite.

Endereço: Rua Felisberto Soares, 258, Centro, Canela, RS.

 

JOSEPHINA CAFÉ

No Josephina Café há mesas na área externa, tanto em frente à fachada, com vista para a Catedral de Gramado, quanto no jardim dos fundos. A área da frente é coberta e, em dias de chuva e frio intenso, eles esticam as proteções de lona. O Rogerinho foi recebido com um pote de água.

O prato da vez foi o Papardelle com ragu de carne de panela. Maravilhoso. O molho é adocicado, provavelmente devido ao dulçor da fruta, o tomate. O prato harmonizou perfeitamente com o chá que pedi, pois não pensava em beber outra coisa devido ao frio cortante que fazia. Hábito que aprendi com a minha avó, Ignês, descendente de italianos, que serve uma jarra gigante de chá quentinho para acompanhar as paneladas de comida cheias de carne com molho e polenta. E harmoniza que é uma perfeição. Recomendo.

Também recomendo as massas spaguetti de cogumelosnhoque de batata parisiense, e os risotos de pêra com gorgonzola, o Josephina (com creme de moranga e charque crocante) e o de salmão.

Endereço: Rua Pedro Benetti, 22, Centro, Gramado, RS.

 

CONTAINNER BISTROT

A fachada do Containner Bistrot é um mosaico de portas de containers de tudo que é cor, o que faz você ficar na calçada olhando por um tempo. Podemos ficar com o pet na área externa em frente à fachada e no deque. Há mesas de altura convencional, mesinhas altas com bancos altos de bar e até um sofá.

O menu é variado, de petiscos a risotos. Pedimos o hambúrguer Containner, com cebolas caramelizadas, gorgonzola, bacon e rúcula. Equilíbrio perfeito entre os sabores que compõem o agridoce. As fritas acompanham e vêm com dois molhos feitos na casa, o barbecue, maravilhoso, com pedacinhos do tomate, e uma maionese com um leve sabor de abacate. O lanche é bem úmido, só que não pingou molho sequer uma vez – fico chateada quando perco muito dos molhos que vão caindo e escorrendo. Esqueci de pedir o ponto da carne mas ela veio do jeito que eu gosto, bem passada.

No balcão do caixa sempre tem algumas gostosuras, como mini alfajores e outros doces pra gente saborear em algum banco com vista para a Catedral de Pedra de Canela.

O Containner Bistrot fica no Galpão Mãos do Mundo, recheado de itens lindos pra gente ficar sonhando com uma casa toda trabalhada na madeira, na palha e na cerâmica.

Endereço: Rua Borges de Medeiros, 580, Centro, Canela, RS.

 

Espaço bônus: ESTÂNCIA DAS CUCAS

Este lugar é para quem estiver fora do circuito usual dos centros urbanos de Canela e Gramado, que foi o objetivo da nossa viagem. Queríamos explorar a região agrícola de Canela, que apelidei de Baixo Canela, onde há vinícolas, queijaria premiada, parques ecológicos, cachoeiras, entre outras atrações.

Importante: a Estância das Cucas não se declara como um restaurante que aceita pets. Nós perguntamos se poderíamos ficar com o cachorrinho no deque e o profissional perguntou para a chefe dele, que deu carta branca.

Eles servem um rodízio de massas e carnes, além de pratos à la carte. Pedimos uma à la minuta e uma massa ao pesto.

Pegamos uma cuca de maçã com canela para levar. Tinha acabado de sair uma fornada, estava tudo quentinho.

Na minha lista tinha outros restaurantes que aceitam pet, mas não chegamos a ir. E se você tem alguma sugestão, escreve aqui nos comentários ; )

Fotos e texto de minha autoria, Juciéli Botton, para a Casa Baunilha.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *