DECORAÇÃO,  Reformar

Foi difícil: 5 demãos para cobrir o cinza das paredes da minha sala

Foi mais difícil do que pensei. Achei que cobrir um dos cinzas mais claros da face da terra das tintas seria moleza. Cinco demãos. Cin-co demãos.

Minha sala estava com a cor de tinta Tubarão Branco, um cinza suave. Claro que a intensidade da cor depende de quantas demãos se dá e da concentração, mas o cinza em si não era escuro.

Trouxe para casa uma lata de tinta branca para cobrir as paredes e tive de voltar à loja para comprar mais uma. E serei sincera: se não estivéssemos tão cansados, pois meu marido assumiu o rolo maior enquanto cuidei das bordas com o pincel, teríamos pintado mais uma demão. Acho que começaria a ficar satisfeita a partir de 6 demãos.

É complicada a questão da aplicação de cores em um ambiente e, no processo de transição de uma cor escura para uma clara, a sensação é de que não importa quantas demãos você dá, o espírito da cor anterior estará sempre assombrando.

Lembro de esfregarmos os olhos, como nos filmes, tentando ver se já estava branco o suficiente, mas parecia sempre cinza, embora no encontro com o teto a pintura parecia equalizada. E no encontro com as demais paredes, da cozinha e do corredor, também parecia ter equilibrado.

Mas não adianta, sem as luzes acesas, na penumbra natural da sala que não é muito iluminada, o cinza parecia eterno.

Isso me fez pensar muito sobre a questão da pintura de paredes. Adoro ambientes dramáticos, com paredes escuras e itens de lojas de usados e antiquários compondo junto. Só que é muito mais fácil escurecer uma parede clara do que o contrário.

E com os galões de tinta atingindo preços inacreditáveis – e estou falando de branco, não de uma cor especial – é necessário pensar muito bem a respeito das decisões a serem tomadas quando formos pintar um cômodo.

E detalhe: digo tudo isso mesmo sendo proprietária do apartamento. Se eu tivesse de entregá-lo em função de aluguel, choraria no cantinho por ter gasto o que gastei para deixar a sala impecável para depois não morar nela.

E não é somente a questão do custo que pesa. Como o apartamento é pequeno e moramos nele, todos os móveis e objetos da sala estavam nos outros cômodos, isto é, atravancando os outros cômodos. Todos os quadros e objetos que ficavam pendurados estavam por todo o resto da casa, e não eram poucos. E estava quente. E estávamos cansados. E não queríamos prolongar o período de demãos, prolongando a exposição ao cheiro – as tintas classificadas como “sem cheiro” têm um cheiro, que fique claro.

Ainda bem que acordamos cedo e começamos a pintar em seguida. Preparamos a sala um dia antes. Assim, é possível dar todas as demãos o mais rápido possível, respeitando o intervalo entre elas, claro, recomendado pelo fabricante da tinta.

Por esse dispêndio de energia e saúde (mental e física) vale a pena pintar as paredes de branco, para que quando quisermos apenas renovar a cor, sejam dadas menos demãos, talvez apenas duas. E menos incômodo para quem mora na casa que está sendo pintada.

 

Antes e depois. Fiz o contorno dos itens da parede (suporte da TV e tomadas) e do rodapé antes (primeira foto).

5 motivos que me levaram a repintar:

  1. Com o tempo, comecei a perceber que o cinza tinha um quê de azul. E eu tinha pavor disso.
  2. Havia manchas de respingos próximo à mesa que não conseguimos remover.
  3. Havia uma mancha de gordura na parede em uma das laterais do sofá. Na lateral em que meu marido adorava se escorar. Por isso a mancha – tome cuidado com sofás sem braço em pequenos espaços, a parede vira o encosto.
  4. A sala é muito escura. No inverno temos o auge da escuridão. Queria muito clareá-la.
  5. As últimas férias foram um período significativo. Voltamos transformados em algumas questões e queria que nossa sala refletisse a experiência e as mudanças. E o branco foi a cor escolhida para transmitir e apoiar essas sensações.

 

Apenas uma demão e apenas o começo de um dia cheinho delas.

5 conclusões que tirei depois de repintar minha sala:

  1. Branco é uma cor amiga porque depois de um tempo, para apenas renovar a pintura, duas demãos poderão ser suficientes.
  2. O branco aceita pequenos reparos, caso precise pegar um pouco de tinta e cobrir alguma mancha com um pequeno pincel.
  3. Antes de pintar, pesquisei sobre COVs e parece que quanto mais clara a tinta, menos COVs ela libera. Dá um Google para ver sobre.
  4. Clarear paredes escuras será sempre mais trabalhoso, caro e cansativo.
  5. Aplicar cores escuras apenas se o imóvel é meu, se tenho planos de morar nele por muito tempo e se o ambiente não precisar de constantes manutenções, como na parede próxima à mesa de jantar e próxima ao sofá.

O item 5 gera controvérsias. Não é porque você mora de aluguel que não poderá decorar teu canto do jeito que quiser. A pintura das paredes ainda é o jeito mais fácil de redecorar um ambiente sem quebradeiras e grandes obras, processos difíceis de se realizar em um imóvel que não é nosso. Só que o que apresento aqui é a minha experiência.

Se eu morasse em uma casa gigante, bem arejada e que não precisasse agregar muitas funções em uma mesma área, talvez não visse problema em manter uma manutenção em cores mais escuras. Mas não é o caso.

E mesmo o apartamento sendo meu, mesmo que eu vá continuar morando nele, usufruindo do investimento nas tintas e no trabalho, eu não gostei de ter que cobrir as paredes com tanta tinta para equilibrar os brancos. Vi que mantê-las brancas é um negócio mais proveitoso para apartamentos pequenos. E porque eu gosto do branco. Como cor, mesmo. Para muitas pessoas é ausência de cor mas, para mim, é uma grande cor.

Aliás, estou preparando uma publicação para acabar com essas ideias populares sobre as cores, como a de que paredes brancas não possuem cor. Em breve estará por aqui.

Mas apesar dos pesares, é sempre bom poder renovar o nosso lar doce lar. Fico grata em ter essa possibilidade. Ainda mais em tempos pandêmicos, em que precisamos ficar mais reclusos. Nossa casa, mais do que nunca, é nosso refúgio, nossa toca, nosso escudo.

E se tu também estás pintando teu canto, não deixe de conferir as dicas para uma boa pintura nesta publicação aqui.

Fotos e texto de minha autoria, Juciéli Botton, para a Casa Baunilha.

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *