jardim,  SÍTIO

O pinhão brotou e uma araucária nasceu no pátio de casa

Minha mãe fez uma experiência e plantou pinhões no pátio de casa. O processo foi bem simples, ela apenas empurrou os pinhões para dentro da terra. E simplesmente esquecemos deles. Esses dias, enquanto eu rebocava o muro da horta, senti que tinha pisado em algo e, quando vi, eram os pinhões, com seus respectivos brotos.

Dois dos três pinhões que minha mãe plantou tinham brotado. A boa notícia é que o broto é forte e perseverante, nada sofreu com a minha pisada. E o curioso é que o brotinho remete muito a um pinheiro, o formato das folhinhas, só que num verde super claro e luminoso. A força do broto empurrou o pinhão para fora da terra.

Na madrugada do dia seguinte caiu uma chuva muito forte, um volume d’água inacreditável. Ao acordar fui direto conferir como os brotos estavam: muito maiores do que no dia anterior. Eles gostaram muito do aguaceiro.

Meus pais fizeram essa experiência de plantar o pinhão direto no chão porque querem um pinheiro natural para o Natal – do ano de 2032, claro. E eu vou repetir lá no sítio porque amo araucária, é uma das árvores mais lindas que existe nesse planeta e que ainda fornece o pinhão, a delícia que vira até carreteiro na minha casa.

Sou tão apaixonada por araucária que sei até distinguir macho de fêmea.

Neste vídeo eu mostro os brotos e até um pedacinho do reboco que eu estava fazendo na horta. Também mostrei as bromélias do jardim suspenso que acabaram de florescer.

Estou muito animada para plantar araucárias no sítio. Vai ser um prazer daqueles que não conseguimos explicar poder contemplar essa árvore majestosa e tão significativa entre as outras espécies que eu adoro do sítio.

Foto, vídeo e texto de minha autoria, Juciéli Botton, para a Casa Baunilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *