A casa alugada

A casa alugada | O piso externo pintado – com tinta fosca

A casa alugada tem o piso externo pintado. Os espaços compreendem a área da frente da casa, da garagem e a parte dos fundos onde fica a churrasqueira. São áreas que recebem alto tráfego. E para agravar, a tinta tem acabamento fosco. Se você está pensando em aplicar esse tipo de cobertura no piso da sua casa, meu conselho é que não faça.

Há tintas no mercado específicas para a pintura de pisos. Mas posso afirmar que não é esse o caso da casa alugada. Muito provavelmente foi utilizada tinta de parede.

Imaginem o automóvel entrando e saindo da garagem sobre esse tipo de cobertura. Nós mesmos, realizando todo tipo de atividade pra lá e pra cá. A pintura arranha e mancha com facilidade.

Nosso cachorro, Rogerinho, respingando água enquanto bebe do pote, ou fazendo aquela sujeira, esparramando comida. Quem tem cachorro sabe que eles não comem de garfo e faca. O cachorro também acaba manchando, com o tempo, a pintura, apenas sentando ou se deitando sobre as áreas pintadas. O famoso encardido.

O sol desbota a pintura. A brita, muitas vezes, acaba indo parar sobre o piso, não somente arranhando como também arrancando a cobertura de tinta, entre tantos fatores que se somam na degradação desse tipo de acabamento. Por mais que o Bruno e eu sejamos cuidadosos (e como somos!), não há remédio.

O piso externo pintado com tinta fosca também apresenta muitos problemas sob o aspecto da limpeza. Não há como passar um pano porque o tecido emperra devido ao atrito da tinta fosca. É o oposto da superfície de um porcelanato, azulejo ou placa com aquele acabamento vítreo, liso. Em tempos úmidos, e aqui no Rio Grande do Sul, minha nossa, é muito úmido, não há como passar um pano para secar o ambiente.

No simples ato de varrer é preciso empregar muito mais força e varrer várias vezes o mesmo pedaço porque o atrito dificulta.

Passarinho vem se empoleirar na grade da janela, deixa uma “marca” no chão que, por sua vez, mancha a pintura fosca e já era, não há como remover a mancha. Fica registrado para a eternidade.

Esse é um dos vários aspectos frustrantes da casa alugada e que nos ajuda a formar um repertório de medidas a serem evitadas na nossa futura casa. E na sua também.

Por isso compartilho a minha experiência na casa alugada. Espero ajudar mais pessoas na tomada de decisões. Construir, reformar, cuidar, gerenciar uma casa, seja em qual estágio da moradia você se encontra, não é fácil. Tudo tem um custo e, muitas vezes, o que aparenta ser uma solução boa e barata, se torna péssima e cara, porque terá de refazer, seja gastando tudo de novo, ou mais caro ainda.

Quando chegamos na casa alugada a pintura das áreas externas, obviamente, estava como nova pois ninguém a habitava. Mesmo assim, ao perceber a cobertura falei para o Bruno: essa pintura fosca sobre os pisos externos da casa não vai dar certo.

Por isso, tenha em mente: quando recém pintada, a área fica linda, maravilhosa, carinha de nova. No segundo dia já não está valendo a pena. É uma dor de cabeça.

Na foto acima, a área úmida fica bem demarcada no piso de acabamento em tinta fosca. O caminho onde pisamos também fica marcado. Soma-se o corte de grama com esse período úmido, as folhas cortadas grudam na área e varrer o espaço fica difícil devido ao atrito da tinta.

Até a próxima publicação sobre o morar na casa alugada ; )

Fotos e texto de minha autoria, Juciéli Botton, para a Casa baunilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *