A bergamota, ou mexerica em outros estados do Brasil, não é uma simples fruta disponível na feira, para nós, gaúchos. Inverno é a época da bergamota. Ela nos faz companhia no “lagartear ao sol”, que é quando nos acomodamos em algum lugar ao ar livre para ficarmos expostos ao sol a fim de nos aquecermos. Lagartear comendo bergamota é o que há durante o inverno gaúcho. Por isso, a fruta é tão significativa para nós e por isso provar cerveja de bergamota é quase que obrigatório para mim quando surge a oportunidade. E seja você turista ou morador no Rio Grande do Sul, te convido a experimentar duas cervejas de bergamota feitas no estado que são uma delícia.
1. Cerveja de Bergamota Hunsrück
Ela é encorpada, muito rica em aromas e sabores, de amargor muito baixo, o que faz dela uma cerveja suave. Lembro de uma vez em que levei para casa quando era inverno e acabei esquecendo na geladeira. Quando fui tomar, já tinha passado do prazo de validade e ainda estava deliciosa. Confesso que, na primeira vez em que comprei uma cerveja da marca, escolhi a de bergamota por causa da ilustração do rótulo da garrafa. Sou dessas.
Sobre a cervejaria: a Hunsrück está quase sempre presente nos meus roteiros de bate-volta para a Serra Gaúcha. Quando vou passear perto da cidade de Dois Irmãos, sempre passo por ela e levo para casa a cerveja de Bergamota. No local, podemos visualizar a fábrica, onde fui bem recebida logo na primeira vez em que estive, quando a atendente explicou todo o processo de produção. E há também um bar onde podemos degustar as cervejas fresquinhas. Aconselhável, claro, para quem for ficar pelas proximidades. A cervejaria Hunsrück fica na Rua Alberto Rubenich, número 1617, na Rota Colonial de Dois Irmãos.
2. Cerveja de Bergamota Macuco
Ela tem o amargor característico das cervejas, coloração clara e corpo mais líquido, não tão encorpado. Ideal para matar a sede nos dias de Forno Alegre.
Sobre a cervejaria: a Macuco é feita por mulheres e tem ponto de venda no Centro Histórico da capital gaúcha, com as já icônicas cadeiras de praia na rua, onde oferece lanches além das cervejas artesanais. O pessoal pega um copo direto da torneira e sai caminhando pelas ruas do centro. Fica na Rua General Auto, número 267, em Porto Alegre.
Esta garrafinha é para quem leva para casa 😉
Se você já provou alguma cerveja de bergamota, conta aí nos comentários.
Um brinde!
Fotos e texto de minha autoria, Juciéli Botton, para a Casa Baunilha.
2 Comentários
Rô Klafke
Em Santa Cruz do Sul tem uma no Proeza, que eles mesmo produzem. Ela é sazonal (não tem sempre) mas é uma delícia! Eu amo! Quero provar essas tbm.
Juciéli
Rô, adorei a tua sugestão! Já está anotada para quando eu fizer minhas andanças por aí. E que a gente siga rastreando esse Rio Grande ; D
Muito obrigada.