Dois Irmãos,  Por aí,  Rio Grande do Sul,  Serra Gaúcha

Bate-volta Serra Gaúcha #5: almoço no Spettacolo, colha e pague, sol no parque e aquele bolo

 

Quando gosto, volto. Quando volto e vejo que a qualidade se mantém, vira parada obrigatória. O restaurante Spettacolo, o Colha e Pague Altes Haus e a padaria/café Produtos Becker com seu bolo molhado viraram pontos obrigatórios na minha rota para a serra gaúcha.

 

Já falei várias vezes do restaurante que foi indicação de um amigo e que é parada certa para o almoço quando dou meus passeios pela serra, saindo de Porto Alegre pela manhã de um sábado, quando passo por Novo Hamburgo. Também já falei que todos os pratos que compõem o buffet são deliciosos. E esta sobremesa, na foto, já levei pra viagem (uma é cortesia, a segunda é R$5) de tão boa: o sensação de morango. Como é servida em formato de torta, é preciso cortar uma fatia, que não cabe nestes pratinhos. Então fica tudo bagunçado assim. Tem uma camada embaixo de massa podre, um recheio generoso de branquinho e cobertura de chocolate preto. Os morangos ficam em cima, decorando. É sensacional. Outra sobremesa que adoro e que sempre tem lá é o quindão. R. Marcílio Dias, 1458, Centro, Novo Hamburgo.

 

Depois de almoçar, é hora de partir para Dois Irmãos e fazer a feira para a semana que está por vir. Geralmente, fazemos a feira aos sábados em Porto Alegre. Acordamos às 7h para pegarmos o melhor da feira. A couve-flor, por exemplo, vem em pouca quantidade. Se não chegarmos cedo, não conseguimos comprar. Mas não é fácil acordar às sete aos sábados, muito menos se manter em pé durante o resto do dia. Então dormimos um pouco a mais e deixamos para fazer a feira – e, de bônus, um passeio – pelo Colha e Pague Altes Haus. Trouxe alface lisa que colhi na hora, rabanete, tomate italiano, limão caipira, aquele da casca laranja – minha opção preferida para temperar a salada –, um vidro de pimenta biquinho, uma dúzia de ovos caipira, repolho verde e capeletti de frango, que experimentei pela primeira vez e achei uma delícia. R. Alberto Rubenich, Vila Rosa, Dois Irmãos.

 

Saímos do colha e pague pela Rota Colonial, passando pela cervejaria Hunsrück, onde acontecia uma comemoração pré Kerb – festa tradicional no município que junta em torno de 20 mil pessoas no entorno da Praça do Imigrante. Não paramos ali, apesar de que estava super animado, com show de bandinha alemã e várias barraquinhas de comida espalhadas pelo pátio da cervejaria.

 

A próxima parada foi para relaxar sob o sol, no Parque Municipal Romeo Benício Wolf. Av. Porto Alegre, 1008, Centro, Dois Irmãos.

 

Uma florada linda na mesma calçada da padaria/café Produtos Becker, em frente ao parque, de onde já ficou obrigatório trazer o bolo molhado de coco com leite condensado para casa.

 

Ele fica na geladeira e vamos comendo de sobremesa durante vários dias. Mentira, não dura nem cinco minutos.

 

Fotos e texto: Juciéli Botton para Casa Baunilha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *