Morro Reuter,  Por aí,  Rio Grande do Sul

Aproveitando a 4ª Festa Nacional da Lavanda em Morro Reuter | RS

No final de semana passado aconteceu a 4ª Festa Nacional da Lavanda, em Morro Reuter, entre os dias 18 e 20 de outubro – sexta a domingo. Eu fui no sábado e vou contar para vocês o que vi por lá.

A Festa Nacional da Lavanda tem entrada gratuita (pagando apenas para assistir a um ou outro show) e possui uma programação bem sortida, incluindo várias atividades das quais adoraria participar, como a oficina para a extração do óleo essencial da planta, os passeios guiados pelos campos de lavanda e até uma caminhada de 10km pela região, passando também pelas plantações.

Só que não consigo aproveitar muitas delas. Como a oficina que acontecia durante os 3 dias de festa, incluindo a sexta-feira. Já para a caminhada precisava ter me inscrito com antecedência e fiquei sabendo da festa um pouco em cima da hora. Outra questão é que estas atividades ao ar livre começam cedo da manhã, e para quem sai de Porto Alegre complica porque podemos pegar engarrafamento na estrada. Então acabo aproveitando a celebração circulando pela feira, olhando os estandes, comprando os produtos que me agradam (até porque adoro incentivar os produtores locais) e também provando a culinária.

Morro Reuter é a única cidade do Rio Grande do Sul, e uma das três no Brasil ,a cultivar a planta comercialmente. A lavanda dentata veio da Europa há 20 anos e se adaptou muito bem ao solo e ao clima de Morro Reuter. Hoje, há 22 famílias que cultivam a planta no município. Na festa, podemos encontrar uma variedade enorme de produtos feitos com ela, indo além dos cremes e sabonetes, como cucas, biscoitos, chocolates e até cerveja. Ah, e a produção é totalmente feita no município.

 

Pendentes feitos pela ceramista Anelise Bredow, que possui loja e ateliê em Morro Reuter.

 

Espaços charmosos especialmente montados para tirarmos aquela selfie.

 

Alguns produtos feitos com lavanda, como os biscoitos de polvilho. Provei e adorei. Trouxe um pacote para casa.

 

Mais artesanato.

 

Já falei várias vezes da Feira do Produtor Rural que acontece às quartas e sábados em Morro Reuter. Pois ela foi incorporada à festa da lavanda, com duração estendida para o dia todo. Ou seja, aquelas roscas de polvilho maravilhosas saíam quentinhas o tempo todo. Aproveitei para comprar algumas verduras, ovos caipira e um extrato de tomate artesanal e orgânico que adoro. Também aproveitei para tomar um caldo de cana com limão. Delícia total. Na foto da direita, mudas de lavanda vendidas em diversos tamanhos, alguns pés até bem crescidos em vasos maiores. Pena que no meu apartamento elas não têm condições de se desenvolverem.

Também trouxe um aromatizador de ambiente, em forma de spray, de lavanda com capim-limão, maravilhoso. A combinação ficou perfeita porque o capim-limão corta a doçura característica da lavanda e traz um aroma de campo. Também comprei um creme para mãos. A hidratação e a cobertura são perfeitas, a pele fica sequinha, nada de textura pegajosa. Adorei. É aquele tipo de situação em que a gente testa um monte de marcas, gasta comprando vários produtos, até que em um belo dia estamos no lugar certo, na hora certa, e achamos o melhor produto, feito artesanalmente ainda por cima. Já aconteceu com vocês? Ambos os produtos são da Naturoils.

Há também espaço para as crianças, com brinquedos infláveis, além da pracinha da cidade, claro, que é muito bem cuidada por sinal. Tem estandes com a batata suíça frita que adoro, entre outros quitutes. Tem cerveja de lavanda, muito artesanato local, feira de animais e um espaço para shows e bailes, com torneiras de chopp. Nesta época, os canteiros de lavanda da cidade estão floridos, embora o atendente tenha me explicado que a flor da planta dá o ano todo.

Já falei aqui no blog que adoro Morro Reuter, então sou suspeita. Já viu o post que fiz com 16 motivos para você conhecer a cidade?

Geralmente, quando tem esse tipo de festejo em pequenas cidades do Estado, dificilmente fico um dia inteiro por lá. Então sempre agrego outros lugares e cidades próximos para uma espécie de passeio completo, fazendo render o deslocamento. Nesse caso, parei antes em Novo Hamburgo para almoçar no restaurante que adoro, o Spettacolo, de que já falei várias vezes aqui no blog. Inclusive, ele aumentou seu preço e agora o buffet livre está R$30 aos sábados e, mesmo assim, continua justo. Só depois segui para Morro Reuter. E encerrei o dia em um parque lindo em Dois Irmãos, que também já mostrei aqui no blog, passando pela parada obrigatória que é a Produtos Becker para levar meu bolo gelado de leite condensado e coco para casa.

Para mais informações sobre a Festa Nacional da Lavanda, pois já podemos nos programar para a próxima, é só clicar aqui.

 

Fotos e texto: Juciéli Botton para Casa Baunilha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *