A casa alugada

A casa alugada | A calçada coberta de grama

Quando encarei a calçada gramada da casa que alugaríamos senti duas coisas: cansaço pré-manutenção e um ligeiro entusiasmo do tipo: ok, vamos lá, vamos ver como é cuidar dela.

Eu já tinha uma prévia do que vinha pela frente porque a calçada da casa dos meus pais também é gramada, mas era exatamente esse tipo de experiência que queríamos ter alugando a casa, para fazermos escolhas acertadas no futuro.

Grama cobrindo calçada é o tipo de coisa que encontramos em lugares afastados dos grandes centros urbanos. E até agora, apenas pontos contra quando pensamos no tipo de calçada que queremos na nossa futura casa.

Manutenção trabalhosa e onerosa

O corte da grama implica várias questões. É preciso ter o maquinário e uma grande extensão de cabo para alcançar a tomada mais próxima, no caso de um cortador elétrico. Ou pagar para alguém cortar.

Antes do corte, é preciso retirar pedras, arames, qualquer coisa que possa ser lançada a uma grande velocidade e machucar você ou quem estiver passando. Além de recolher os cocôs dos animais se você não quiser sujar a máquina. E o calçado. E a barra da calça. Após o corte, tem que retirar a grama que ficou solta, incluindo a que foi parar na rua.

Também é preciso aparar a grama que sobe o meio fio e toma conta da rua. Toda vez, repito, toda vez que começo a raspar a enxada no asfalto para arrancar a grama, vem alguém dizer que é a prefeitura que deveria fazer o serviço, mas que não tem feito há séculos.

Decidi que não vou ser dessas pessoas que esperam pelo milagre da ação da prefeitura. A calçada e a casa são indissociáveis. Se a calçada tiver aspecto de abandono, a casa também parecerá abandonada.

Cavamos fundo e retiramos a parte da grama que antecede o meio fio, para evitar crescer sobre ele e alcançar a rua.

A grama que avança sobre a rua não deixa a água da chuva escoar livremente, retendo terra e todo tipo de lixo. A terra acumulada dá suporte para a grama expandir cada vez mais e, ao final de cada chuva, tenho que recolher o lixo estagnado.

Banheiro a céu aberto

A grama na calçada é um chamariz para os animais fazerem as necessidades, desde os pets dos vizinhos que circulam por conta própria, ou os pets que transitam com seus donos cuja atitude é não recolher os cocôs, até cães e gatos de rua. Isso transforma a frente da casa em um banheiro a céu aberto. Sem contar que a grama consegue camuflar alguns montinhos, as pessoas não enxergam e acabam pisoteando. Mais um baita ponto contra.

Parasitas e doenças

A grama da calçada é o ambiente de carrapatos e outros vetores de doenças para os pets – e para nós. Houve um tempo em que nossos cães ficavam apenas dentro do pátio da casa dos meus pais. Quando se criou a rotina de deixá-los dar uma voltinha na rua, percebemos que voltavam com carrapatos. A grama é o ambiente onde o parasita desova e os carrapatinhos aguardam a carona do hospedeiro. No nosso caso, a grama da calçada é a mesma que atravessa o portão e continua no pátio. Ela faz a conexão entre o meio externo e o interno. Assim, os carrapatos migram e chegam até o nosso dog – além de atingir os de rua. Isso ainda implica no calçado com o qual circulamos na área.

Mesmo que a grama não seja o acabamento de calçada que desejamos, fazemos o que é necessário para manter a área em ordem. A responsabilidade é nossa e o compromisso é tanto com a rotina particular quanto com a da comunidade.

Bem ou mal, gosto de fazer esse tipo de atividade no pátio, no jardim, na calçada, já que fico muito tempo sentada em função do meu trabalho. Enquanto cuido da área externa, consigo pensar na vida, ficar zen e me sentir bem simplesmente por estar limpando, organizando, pondo em ordem um pedaço da minha casa e da cidade. Adoro pegar um lugar detonado e recuperar a dignidade dele. Todo mundo que adora uma reforma têm esse sentimento de prazer e de gratidão em poder mudar para melhor um espaço.

Há outros pontos contra a grama na calçada, como dificultar a vida de quem precisa se locomover sobre um piso mais estável, molhar e embarrar calçados e roupas, entre outros que posso abordar mais para frente.

Agora conta aqui nos comentários: Como é a tua calçada? Você cuida dela?

Fotos e texto de minha autoria, Juciéli Botton, para a Casa Baunilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *