Embora a gente compre muitos itens via internet, é sempre bom ter um ponto físico para complementar nossos passeios na serra gaúcha. A loja Verde Verso é um mercado de produtos orgânicos e também café. Meu interesse, na verdade, eram os produtos de limpeza. Tem alguns caseiros que estou testando e também gosto de experimentar o que existe no mercado. Minha pele é muito sensível, muito alérgica, então fico sempre de olho no que encontro.
Achei interessante este multiuso. Eu evito ao máximo usar produtos que levam óleos essenciais porque é necessária uma tonelada de plantinhas para extrair poucos mililitros de óleo essencial, o que leva às monoculturas, que por sua vez implicam em uma série de processos nocivos para todos. Pois é, uma foto em meio a um campo de lavanda a perder de vista deveria ter o mesmo glamour que uma foto em meio a um campo de soja a perder de vista. No caso, nenhum.
Já o multiuso da foto utiliza o óleo da casca da laranja, que a meu ver seria a “sobra” de uma produção já existente de suco e polpa, então considerei viável. Vem na embalagem com borrifador, feita com resíduos plásticos retirados do mar. Ah, e o borrifador ainda tem duas opções de saída, em jato ou spray.
Eu já saí usando aqui em casa e, gente, pra sentir o cheirinho tem que chegar muito perto da superfície, ou seja, não irrita a pele, os olhos e o nariz, e o aroma é muito agradável, a gente sente a laranja lá no fundinho. Bem ao contrário dos produtos convencionais de limpeza, cujos cheiros dominam os ambientes e causam irritação e alergias.
Também trouxe para casa uma bucha vegetal para lavar a louça – enquanto ainda não planto as minhas – e um lava-louças em barra, feito com óleo de coco de produção sustentável, na esperança de reduzir minhas alergias nas mãos. Além de agredir menos a pele, ele não prejudica a natureza.
Também trouxe uma bucha de inox que não enferruja e ajuda na limpeza mais pesada.
Encontramos, também, o arroz que a gente consome há tempos, o integral e biodinâmico Volkmann. Comemos de todos os tipos, agulhinha, vermelho, cateto, preto.
Pínus, palha e uma caducifólia.
Também trouxemos um dos pães vendidos por lá, além de pastinhas e caponatas, para degustarmos com os queijos da Alvorada Missioneira, queijaria de Canela que a gente adora, onde sempre batemos ponto.
Um agradecimento especial à Valquíria e ao Rodrigo que nos atendem tão gentilmente <3
O Verde Verso Mercado Orgânico + Café fica na Avenida José Luiz Correa Pinto, número 299, Sala 6, no bairro São José em Canela, Rio Grande do Sul.
Fotos e texto de minha autoria, Juciéli Botton, para a Casa Baunilha.